SIMAA: um simulador em realidade virtual para o adestramento de artilharia

  • Álan Andrade Tecgraf PUCRio
  • Greis Silva-Calpa Tecgraf PUCRio
  • Alberto Barbosa Raposo Tecgraf PUCRio

Resumo


Atualmente os simuladores de Artilharia têm ganhado grande visibilidade e importância, visto que oferecem uma nova forma à preparação e ao treinamento militar. Nesse cenário, os simuladores de Realidade Virtual (RV) se destacam porque possibilitam a imersão do usuário num ambiente virtual, onde pode atingir diferentes objetivos e treinamentos de situações reais. Entretanto, ainda encontram-se algumas dificuldades para o emprego de simuladores, principalmente as tecnologias adotadas que comprometem características de usabilidade, como discrepâncias em relação à realidade, além da falta de integração de subsistemas considerados essenciais, como observação e linha de fogo. Este trabalho visa identificar as limitações existentes nos simuladores de Artilharia, bem como os problemas de usabilidade, com o intuito de desenvolver um simulador em RV que supra tais limitações. Após seu desenvolvimento, o simulador será avaliado para identificar sua contribuição e viabilidade junto ao Grupo de Artilharia do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, no Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Adestramento Militar, Simulador de Artilharia, Realidade Virtual, Usabilidade

Referências

P. Ferreira; R. Barros. O papel das Forças Armadas na Defesa Nacional. 2016. 22 f. Artigo de conclusão de iniciação científica. Universidade de Uberaba, Uberaba-MG: 2016.

F. Costa. A utilização do simulador de tiro FATS 4 no adestramento do observador de artilharia de campanha. 2009. 36 f. Artigo Científico (Mestrado em Operações Militares) Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2009.

BRASIL. Ministério da Defesa. C 6-40 - Manual de campanha: técnica de tiro de Artilharia de Campanha. Vol. 1. 5 ed. Brasília: Exército Brasileiro, 2001.

K. M. Kapp; L. Blair; R. Mesch. The Gamification of Learning and Instruction Fieldbook - ideas into Practice. Wiley: San Francisco, CA. 2014.

A. Teixeira. Centro de simulação de Artilharia de Campanha: a tecnologia em apoio à formação e ao adestramento do artilheiro. 2003. 123 f. Dissertação (Mestrado em Operações Militares) – Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2003.

L. Stecanella. A influência da simulação no preparo técnico do observador: um estudo sobre a modernização no adestramento da observação do tiro de artilharia. 2017. 44 f. Monografia de Graduação (Bacharelado em Ciências Militares) Academia Militar das Agulhas Negras, Resende, 2017.

N. Freitas J´unior. O impacto do simulador de apoio de fogo-sul no adestramento dos grupos de artilharia de campanha: um enfoque no subsistema linha de fogo. 2019. 29 f. Artigo Científico (Especialização em Ciências Militares) Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2019.

R. Moreira. A aplicação da realidade virtual no adestramento do observador de artilharia e generalização da solução com o framework IMEV R. 2019. 67 f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Sistemas e Computação) Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro, 2019.

D. Alonso-Ríos; A. Vázquez-García; E. Mosqueira-Rey; V. Moret-Bonillo. Usability: A Critical Analysis and a Taxonomy. International Journal of Human-Computer Interaction, 26:1, 53-74, 2010. DOI: 10.1080/10447310903025552

V. Nassar; C. Canheti; A. Salomão; J. Nishida; M. Vieira. A experiência do usuário com um simulador de realidade virtual para treinamento militar especializado. Proceedings of the 9th CIDI and 9th CONGIC. Belo Horizonte, 2019.

Menin, A.; Nedel, L.; Torchlsen, R. An analysis of vr technology used in immersive simulations with a serious game perspective. IEEE Computer Graphics and Applications, v. 38, n. 2, p. 57––73, mar. 2018.
Publicado
07/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
ANDRADE, Álan; SILVA-CALPA, Greis; RAPOSO, Alberto Barbosa. SIMAA: um simulador em realidade virtual para o adestramento de artilharia. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES - SIMPÓSIO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (SVR), 22. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 13-14. DOI: https://doi.org/10.5753/svr_estendido.2020.12947.