Avaliando a presença espacial e autopresença em um jogo baseado em Realidade Virtual

  • Júlio Raphael de Oliveira Silva UFPB
  • Liliane Machado UFPB

Resumo


A sensação de presença está ligada intrinsecamente à realidade virtual e relaciona-se à capacidade de pertencimento do usuário ao ambiente. Esta sensação pode estar relacionada a diferentes aspectos como, por exemplo: a autopresença e presença espacial. Com isso, este trabalho tem como objetivo avaliar a presença espacial e autopresença em um jogo baseado em realidade virtual, desenvolvido para a conscientização da violência contra a mulher. O Caixa de Pandora é um serious games, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a violência contra a mulher. O jogo passou por um processo de redesign que utilizou realidade virtual com ambientes 360°. Com o desenvolvimento da aplicação foram realizados testes a fim de medir os aspectos da presença espacial e autopresença, comparando com a versão anterior do Caixa de Pandora para dispositivos moveis. Os resultados destacaram que os aspectos da presença tiveram melhores resultados, quando comparados à sua versão mobile.
Palavras-chave: realidade virtual, autopresença, presença espacial, serious games, avaliação

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Publicado
07/11/2020
SILVA, Júlio Raphael de Oliveira; MACHADO, Liliane. Avaliando a presença espacial e autopresença em um jogo baseado em Realidade Virtual. In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - SIMPÓSIO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (SVR), 22. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 20-24. DOI: https://doi.org/10.5753/svr_estendido.2020.12949.