HandsOn e Compsi: parceria em projetos de Realidade Virtual para indústria, comércio e saúde

  • Allan Oliveira Univem/FAMEMA
  • Pedro Lopes HandsOn Soluções Tecnológicas/Univem
  • Leonardo Santos HandsOn Soluções Tecnológicas
  • Allan Cruz HandsOn Soluções Tecnológicas/Univem
  • Daniel Silva HandsOn Soluções Tecnológicas/Univem
  • Luciamare Martins Univem

Resumo


A empresa HandsOn, em parceria com o laboratório de pesquisa Compsi do Centro universitário Eurípides de Marília – Univem, foi criada para atender demandas de sistemas de interfaces computacionais. Ela originou para desenvolver um sistema de apoio a interação médico-paciente, mostrando de forma visual doenças e tratamentos. Em sequência ela se envolveu na área de construção civil, criando um sistema para lojas de construção usarem com seus clientes para montarem sua casa na Realidade Virtual. E por fim ela desenvolveu um sistema de treinamento para operadores de fábrica, que permite rápida construção de procedimentos de treinamentos por gestores. Como principal contribuição, a empresa publicou o framework de código aberto Project Team, que acelera o ciclo de desenvolvimento da Realidade Virtual.

Palavras-chave: realidade virtual, treinamento, interação médico-paciente

Referências

Berg, L.; Vance, J. (2017) Industry use of virtual reality in product design and manufacturing: a survey. Virtual Reality 21(1): 1–17. DOI: 10.1007/s10055-016-0293-9

Goulding, J.; Nadim, W.; Petridis, P.; Alshawi, M. (2012) Construction industry offsite production: a virtual reality interactive training environment prototype. Advanced Engineering Informatics 26(1): 103–116. DOI: 10.1016/j.aei.2011.09.004.

Alam, M. F.; Katsikas, S.; Beltramello, O.; Hadjiefthymiades, S. (2017) Augmented and virtual reality based monitoring and safety system: A prototype IoT platform. Journal of Network and Computer Applications 89(1): 109-119. DOI: 10.1016/j.jnca.2017.03.022

Grantcharov, T. P.; Rosenberg, J.; Pahle, E.; Fench-Jensen, P. (2001) Virtual reality computer simulation. Surgical Endoscopy 15(3): 242–244. DOI: 10.1007/s004640090008

Lasi, H.; Fettke, P.; Kemper, H.-G.; Feld, T.; Hoffmann, M. (2014) Industry 4.0. Business & Information Systems Engineering 6(4): 239–242. DOI: 10.1007/s12599-014- 0334-4

Lieberman H.; Paternò F.; Klann M.; Wulf V. (2006) Enduser development: An emerging paradigm. In: Lieberman H., Paternò F., Wulf V. (eds) End User Development. Human-Computer Interaction Series, vol 9. Springer. DOI: 10.1007/1-4020-5386-X_1

Gallagher, E.J., Viscoli, C.M., & Horwitz, R.I. (1993) The relationship of treatment adherence to the risk of death after myocardial infarction in women. The Journal of the American Medical Association 270(6): 742-744. DOI: 10.1001/jama.1993.03510060088038

Schneider, P.B. (1974) Psicologia aplicada a la practica médica. Buenos Aires, Editorial Paidos.

Belmiro, C.A. (2000) A imagem e suas formas de visualidade nos livros didáticos de Português. Educação & Sociedade 21(72): 11-31. DOI: 10.1590/S0101- 73302000000300002

Bates, A.W.; Poole, G. (2003) Effective Teaching with Technology in Higher Education: Foundations for Success: 1. ed. Jossey-Bass. DOI: 10.1353/pla.2004.0034

Silva, L.; Nakamura, R.; Nunes, F. (2019) Visualização 3D interativa de dados médicos temporais baseada em modelo de atenção visual. In: Anais Estendidos do XXI Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada, p. 17-18. SBC. DOI: 10.5753/svr_estendido.2019.8456
Publicado
07/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Allan; LOPES, Pedro; SANTOS, Leonardo; CRUZ, Allan; SILVA, Daniel; MARTINS, Luciamare. HandsOn e Compsi: parceria em projetos de Realidade Virtual para indústria, comércio e saúde. In: LABS PRESENTATION - SIMPÓSIO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (SVR), 22. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 80-83. DOI: https://doi.org/10.5753/svr_estendido.2020.12966.