labICE – Laboratório de Inovações Computacionais e de Engenharia

  • Marcelo de Paiva Guimarães Unifesp

Resumo


Este artigo apresenta o labICE (laboratório de Inovações Computacionais e de Engenharia), que é um laboratório interdisciplinar que tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas alinhadas a inovação, em áreas como Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Saúde, Sistemas Distribuídos e Internet das coisas. O laboratório é voltado para o ensino, pesquisa e extensão. Para isso, conta com uma forte característica multi-institucional para realização de projetos, principalmente, os de pesquisa. Como resultado apresenta formação e aprimoramento de mão-de-obra qualificada em nível de graduação, pós-graduação e em estágio de pós-doutoramento. Isso é solidificado por diversas publicações em veículos nacionais e internacionais, registros de software e prêmios recebidos.

Palavras-chave: realidade virtual, realidade aumentada, laboratório, sistemas distribuídos

Referências

Ferreira, J. P. M.; Dias, D. R. C.; Guimarães, M. P.; Laia, M. A. M. (2018) An RGB-Based Gesture Framework for Virtual Reality Environments. In: Gervasi O. et al. (eds) Computational Science and Its Applications – ICCSA 2018. Lecture Notes in Computer Science 10963. Springer. DOI:10.1007/978-3-319-95171-3_61

Amaral, D.M.; Rocha, L.C.D.; Viana, M. C.; Guimarães, M. P.; Dias, D.R.C. (2019) ARKLib: An Augmented Reality Library for Applications using Kinect. In: Proc. 21st Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR), p. 107-111. DOI: 10.1109/SVR.2019.00032

Durelli, V. H. S. et al. (2019) Machine Learning Applied to Software Testing: A Systematic Mapping Study. IEEE Transactions on Reliability 68(3): 1189–1212. DOI: 10.1109/TR.2019.2892517

Baglie, L. S. S.; Dias, D. R. C.; Guimarães, M. P.; Brega, J. R. F. (2019) A Literature Review of Studies on Interactive 3D Information Visualization for the Web. In: Proc. 34th ACM/SIGAPP Symposium on Applied Computing, p. 2479-2488. USA. DOI: 10.1145/3297280.3297524

Ferrarezi, J. C.; Neto, M.; Dias, D. R. C.; Pilastri, A. L.; Guimarães, M.P, Brega, J. R. F. (2016) LibViews - An Information Visualization Application for Third-Party Libraries on Software Projects. In: 2016 20th International Conference Information Visualisation (IV), p. 136-140, doi:10.1109/IV.2016.43

Feitosa, J.; Guimarães, M. P.; Brega, J. R. (2019) Kimotopia: The use of a serious game for learning about cancer. In: Proc. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) 30(1): Art. 1. DOI: 10.5753/cbie.sbie.2019.704

Pacheco, B. A.; Guimarães, M. P.; Correa, A. G.; Martins, V. F. (2019) Usability Evaluation of Learning Objects with Augmented Reality for Smartphones: A Reinterpretation of Nielsen Heuristics. In: Agredo-Delgado V., Ruiz P. (eds) Human-Computer Interaction. HCI-COLLAB 2018. Communications in Computer and Information Science, 847, p. 214–228. Springer. DOI: 10.1007/978-3-030- 05270-6_16

Paiva, G. G.; Dias, D. R. C.; Guimarães, M. P.; Trevelin, L. C. (2017) Immersive Ground Control Station for Unmanned Aerial Vehicles. In: Gervasi O. et al. (eds) Computational Science and Its Applications – ICCSA 2017. ICCSA 2017. Lecture Notes in Computer Science 10404: 595-604. Springer. DOI: 10.1007/978-3-319- 62392-4_43

Brandão, A. F.; Dias, D. R. C.; Guimarães, M. P.; Trevelin, L. C.; Parizotto, N. A.; Castellano, G. (2018) GestureCollection for Motor and Cognitive Stimuli: Virtual Reality and e-Health prospects. Journal of Health Informatics 10(1): Art. Acessado: ago. 04, 2020. [Online]. http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/544.

Brandão,A. F. et al. (2020) Biomechanics Sensor Node for Virtual Reality: A Wearable Device Applied to Gait Recovery for Neurofunctional Rehabilitation, ICCSA, vol. 1, p. 1–15.

Guimarães, M. P. ; Dias, D. R. C.; Mota, J. H.; Gnecco, B. B.; Durelli, V. H. S.; Trevelin, L. C. Trevelin (2018) Immersive and interactive virtual reality applications based on 3D web browsers. Multimedia Tools and Applications 77(1): 347–361. DOI: 10.1007/s11042-016- 4256-7

Martins, J. M. M.; Guimarães, M. P. (2018) Using Olfactory Stimuli in Virtual Reality Applications. In Proc. 20th Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR), p. 57–64. DOI: 10.1109/SVR.2018.00020
Publicado
07/11/2020
GUIMARÃES, Marcelo de Paiva. labICE – Laboratório de Inovações Computacionais e de Engenharia. In: LABS PRESENTATION - SIMPÓSIO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (SVR), 22. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 92-95. DOI: https://doi.org/10.5753/svr_estendido.2020.12969.