De expressões faciais à experiência do jogador: desafios da adaptação automática de jogos sérios com Computação Afetiva

  • Renan Vinicius Aranha Universidade de São Paulo
  • Fátima L. S. Nunes Universidade de São Paulo

Resumo


Jogos sérios mesclam os desafios de aplicações de entretenimento e produtividade no oferecimento de uma boa experiência ao usuário. Uma abordagem promissora é a adaptação automática dos jogos em momentos específicos, quando detecta-se que o usuário não está desfrutando de uma boa experiência. Visando a contribuir com este cenário, esta pesquisa de doutorado propõe o desenvolvimento de um framework que possibilite a adaptação automática de jogos sérios em conformidade com o estado emocional e a personalidade do jogador. Para tal finalidade, além do desenvolvimento do arcabouço computacional, encontram-se desafios inerentes ao tratamento de fatores humanos complexos e subjetivos, como as emoções, a personalidade e a experiência do usuário. Neste escopo, a avaliação da experiência do jogador por meio da análise de expressões faciais apresenta-se como um desafio. No presente estudo foi verificada uma baixa correlação entre expressões faciais e o engajamento do jogador. Adicionalmente, emoções negativas não necessariamente representam uma experiência ruim com o jogo, tornando esta proposta ainda mais complexa.
Palavras-chave: Computação Afetiva, Jogos Sérios, Experiência do Jogador

Referências

Renan Aranha and Fátima Nunes. 2020. Um framework para a adaptação de jogos sérios com Computação Afetiva e Computação de Personalidade. In Anais Estendidos do XXII Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada (Evento Online). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 7–8. https://doi.org/10.5753/svr_estendido.2020.12944

Renan Vinicius Aranha. [n.d.]. EasyAffecta: um framework baseado em Computação Afetiva para adaptação automática de jogos sérios para reabilitação motora. https://doi.org/10.11606/d.100.2017.tde-24072017-083504

Renan Vinicius Aranha, André Biondi Casaes, and Fátima L. S. Nunes. 2020. Influence of environmental conditions in the performance of open-source software for facial expression recognition. In Proceedings of the 19th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems. ACM. https://doi.org/10.1145/3424953.3426630

Renan Vinicius Aranha, Leonardo Nogueira Cordeiro, Lucas Mendes Sales, and Fátima L. S. Nunes. 2021. Engagement and discrete emotions in game scenario: is there a relation among them?. In Proceedings of the IFIP TC13 International Conference on Human-Computer Interaction. IFIP.

Renan Vinicius Aranha, Cleber Gimenez Correa, and Fatima L. S. Nunes. 2019. Adapting software with Affective Computing: a systematic review. IEEE Transactions on Affective Computing (2019), 1–1. https://doi.org/10.1109/taffc.2019.2902379

Renan Vinicius Aranha, Ricardo Nakamura, Romero Tori, and Fatima L. S. Nunes. 2018. Personality Traits Impacts in Virtual Reality’s User Experience. In 2018 20th Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR). IEEE. https://doi.org/10.1109/svr.2018.00019

Max V. Birk, Ioanna Iacovides, Daniel Johnson, and Regan L. Mandryk. 2015. The False Dichotomy between Positive and Negative Affect in Game Play. In Proceedings of the 2015 Annual Symposium on Computer-Human Interaction in Play (London, United Kingdom) (CHI PLAY ’15). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 799–804. https://doi.org/10.1145/2793107.2810258

Julia Ayumi Bopp, Elisa D. Mekler, and Klaus Opwis. 2016. Negative Emotion, Positive Experience? Emotionally Moving Moments in Digital Games. Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 2996–3006. https://doi.org/10.1145/2858036.2858227

João Bosco Borges, Carmen Li Juy, Izac Sidarta De Andrade Matos, Paulo Vitor Angelo Silveira, and Ticianne De Gois Ribeiro Darin. 2020. Player Experience Evaluation: Which instrument should I use? Journal on Interactive Systems 11, 1 (Dec. 2020), 74–91. https://doi.org/10.5753/jis.2020.765

Stefan Göbel and Viktor Wendel. 2016. Personalization and Adaptation. Springer International Publishing, Cham, 161–210. https://doi.org/10.1007/978-3-319-40612-1_7

Raquel Robinson, Katelyn Wiley, Amir Rezaeivahdati, Madison Klarkowski, and Regan L. Mandryk. 2020. "Let’s Get Physiological, Physiological!": A Systematic Review of Affective Gaming. In Proceedings of the Annual Symposium on Computer-Human Interaction in Play (Virtual Event, Canada) (CHI PLAY ’20). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, 132–147. https://doi.org/10.1145/3410404.3414227

R. Tadayon, A. Amresh, T. McDaniel, and S. Panchanathan. 2018. Real-time stealth intervention for motor learning using player flow-state. In 2018 IEEE 6th International Conference on Serious Games and Applications for Health (SeGAH). 1–8.

Publicado
18/10/2021
Como Citar

Selecione um Formato
ARANHA, Renan Vinicius; NUNES, Fátima L. S.. De expressões faciais à experiência do jogador: desafios da adaptação automática de jogos sérios com Computação Afetiva. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES - SIMPÓSIO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (SVR), 23. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 5-6. DOI: https://doi.org/10.5753/svr_estendido.2021.17648.