Reminessência: ambiente virtual de exploração da memória

  • Raphaela Ferreira UFU
  • Raul Wylhelm Faria UFU
  • Lorena Antunes UFU
  • Pedro Paulo Normando UFU
  • Karen Santini UFU
  • Neemias Souza UFU
  • João Pedro Caixeta UFU
  • Denise Geribello UFU
  • Gabriela Carneiro UFU

Resumo


Este artigo descreve o processo de criação de um ambiente de realidade virtual Reminessência que procura resgatar as memórias da vida universitária anteriores à pandemia de COVID-19, de maneira a criar um acervo digital interativo que recorda ou apresenta as vivências cotidianas do Bloco 5OB, na Universidade Federal de Uberlândia. Neste sentido, o projeto tratou de questões atribuídas à necessidade de distanciamento físico por meio do desenvolvimento de uma narrativa particular, no sentido de contar histórias individuais, e ao mesmo tempo coletiva, por contribuir para a formação de uma memória comunitária. A narrativa, contada por meio de cenas tridimensionais distribuídas em um espaço de exploração interativo foi disponibilizada para web em evento de lançamento.
Palavras-chave: Realidade virtual, Memória coletiva, Exploração interativa

Referências

Janet Murray. 2003. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no Ciberespaço. (1a ed). Itaú Cultural-UNESP, São Paulo, SP.

Eclea Bosi. 1994. Memória e sociedade: Lembranças de Velhos (3a ed.). Companhia das Letras, São Paulo, SP.

José Cavalcante de Souza. 1971. A reminiscência em Platão. Discurso. 1, 2 (dez. 1971), 51-67. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.1971.37720.

Publicado
18/10/2021
FERREIRA, Raphaela et al. Reminessência: ambiente virtual de exploração da memória. In: XR EXPERIENCE - SIMPÓSIO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (SVR), 23. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 33-34. DOI: https://doi.org/10.5753/svr_estendido.2021.17659.