Realidade Virtual para Ensino da Física: análise do engajamento e presença de uma experiência imersiva no aprendizado da Cinemática
Resumo
A realidade virtual (RV) abre novas possibilidades na educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Este trabalho apresenta uma pesquisa exploratória para entender as relações entre aprendizagem e recursos de jogos sérios de RV (VRSG), na tentativa de entender as relações entre esses recursos e descobrir maneiras de projetar VRSG eficazes para o aprendizado. ORUN-VR, um jogo sério de RV imersivo, foi projetado, desenvolvido e testado para envolver os alunos e melhorar sua compreensão dos conceitos de cinemática. Experimentos baseados em usuários foram usados para avaliar o engajamento e a presença do jogo, para testar sua usabilidade e aquisição de conhecimento. Além disso, utilizou-se a captura de tela para observar o comportamento do usuário e análise estatística para analisar os resultados. Os resultados de aprendizagem revelaram um ganho de aprendizagem de 52% para os alunos que usaram RV versus aqueles que não usaram, com diferenças de gênero. Além disso, é discutido como o engajamento no jogo, a RV de presença e o gênero afetam os resultados da aprendizagem.
Referências
Johnson-Glenberg, M. C. (2019). The necessary nine: Design principles for embodied vr and active stem education. In Learning in a digital world, pages 83-112. Springer.
Oyelere, S. S., Bouali, N., Kaliisa, R., Obaido, G., Yunusa, A. A., and Jimoh, E. R. (2020). Exploring the trends of educational virtual reality games: A systematic review of empirical studies. Smart Learning Environments, 7(1):31.
Pellas, N., Dengel, A., and Christopoulos, A. (2020). A scoping review of immersive virtual reality in stem education. IEEE Trans on Learning Tech, 13(4):748-761.
Sutcliffe, A. and Gault, B. (2004). Heuristic evaluation of virtual reality applications. Interacting with computers, 16(4):831-849.