Jogo Sério Baseado em Realidade Virtual Associado ao Processamento de Sinal EMG e Feedback Sensorial para Treinamento de Prótese de Membro Superior

Resumo


Este trabalho propõe um sistema que emprega RV Imersiva e sinais EMG para criar um ambiente de treinamento para amputados que usarão próteses mioelétricas. O sistema usa o Vive Pro e o Vive Tracker para espelhar movimentos em uma prótese virtual, controlada por sinais EMG e possui feedback sensorial via motores vibracionais utilizando a braçadeira Myo. Os resultados indicam que o feedback tátil melhora significativamente o treinamento, especialmente para controle mioelétrico, e elementos de Jogos sérios oferecem um ambiente interativo e específico, aumentando a eficácia e o realismo do protocolo de treinamento.
Palavras-chave: RV Imersiva, Sinais EMG, Prótese mioelétrica, Feedback sensorial, Jogos sérios

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Publicado
30/09/2024
CAVALCANTE, Reidner Santos; LAMOUNIER, Edgard; SOARES, Alcimar. Jogo Sério Baseado em Realidade Virtual Associado ao Processamento de Sinal EMG e Feedback Sensorial para Treinamento de Prótese de Membro Superior. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES - SIMPÓSIO DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (SVR), 26. , 2024, Manaus/AM. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 96-100. DOI: https://doi.org/10.5753/svr_estendido.2024.244693.