Inquietações sobre a Inteligência Artificial na Urgência da Contemporaneidade: por uma educação crítica, dialógica e com amorosidade
Resumo
Há previsões relacionadas a uma quarta revolução industrial em função da evolução de tecnologias apontadas como disruptivas, a exemplo das Inteligências Artificias. Neste cenário de incertezas, uma afirmação é recorrente: as IA vieram para ficar. Destacamos, então, duas inquietações principais relacionadas à sua aplicação na educação: uma quanto à velocidade de sua criação e evolução e a outra quanto aos recursos didáticos que serão utilizados para que as diversas pessoas sejam incluídas no processo de ensino-aprendizagem. Apresentamos, ainda, posicionamentos iniciais sobre alguns valores freireanos que acreditamos serem fundamentais para apoiar o atual contexto educacional: a consciência crítica, o diálogo e a amorosidade.
Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Educação, Inquietações, Posicionamentos, Velocidade de Evolução, Recursos Didáticos, Pensamento Crítico, Consciência Crítica, Diálogo, Amorosidade
Referências
Freire, P. (2005), Pedagogia do Oprimido, Rio de Janeiro, Paz e Terra.
Gabriel, M. (2022), Inteligência Artificial: Do Zero ao Metaverso, Barueri (SP), Atlas.
Kaufman, D. (2022), Desmistificando a Inteligência Artificial, Belo Horizonte, Autêntica.
Lenine. (1999). “Paciência”. In: Na Pressão. BMG Brasil. Disponível em: [link]. Acessado em: 08 Out. 2024.
Schwab, K. (2016), A Quarta Revolução Industrial, São Paulo, Edipro.
Gabriel, M. (2022), Inteligência Artificial: Do Zero ao Metaverso, Barueri (SP), Atlas.
Kaufman, D. (2022), Desmistificando a Inteligência Artificial, Belo Horizonte, Autêntica.
Lenine. (1999). “Paciência”. In: Na Pressão. BMG Brasil. Disponível em: [link]. Acessado em: 08 Out. 2024.
Schwab, K. (2016), A Quarta Revolução Industrial, São Paulo, Edipro.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
PINTO, Gabriela Ribeiro Peixoto Rezende; SANTO, Eniel do Espírito.
Inquietações sobre a Inteligência Artificial na Urgência da Contemporaneidade: por uma educação crítica, dialógica e com amorosidade. In: WORKSHOP UMA TARDE NA URCA: ENCONTRO FILOSÓFICO SOBRE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (URCA), 1. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1-5.
DOI: https://doi.org/10.5753/urca.2024.245498.