Os Anais do I Workshop Uma Tarde na Urca: Encontro Filosófico sobre Informática na Educação (URCA 2024) trazem os artigos selecionados e apresentados na edição do evento realizado de 04 a 08 de novembro de 2024, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, como parte do XIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2024), que teve como tema "O papel das tecnologias digitais na Educação Inclusiva". Nesta edição, os anais incluem 9 ensaios científicos sobre impactos da Inteligência Artificial gerativa no processo e na avaliação da aprendizagem. Esses trabalhos foram selecionados através de um processo de revisão por pares anonimizada. Este volume foi organizado por Ecivaldo Matos (USP) e Taciana Pontual Falcão (UFRPE) - coordenadores do workshop, juntamente com Rafael Dias Araújo (UFU) e Clodis Boscarioli (UNIOESTE) - coordenadores gerais de programa do CBIE 2024, Carolina Christina do Sacramento Nardi (UERJ e Fiocruz) - coordenadora dos Workshops do CBIE 2024, e Newarney Torrezão da Costa (IF Goiano) e Ana Liz Souto (UFPB) - coordenadores de publicações do CBIE 2024. Os artigos que integram essa série de anais foram submetidos em 16/09/2024, aceitos para publicação em 04/10/2024, tendo a versão final submetida em 11/10/2024.

Para mais informações sobre o URCA 2024, visite o website do evento.

Para ter acesso aos anais de outros eventos que compõem o CBIE 2024, visite a série Anais do CBIE 2024.

Publicado: 04/11/2024

Editorial