Perdemos o Direito de Errar? Reflexões sobre IA Generativa e a Autenticidade no Processo de Aprendizagem

Resumo


O presente artigo relata uma experiência em uma turma de desenvolvimento móvel, onde a IA generativa influenciou a produção dos alunos, resultando em textos perfeitos, mas sem autenticidade. Apenas um trabalho, repleto de erros, demonstrou reflexão genuína. No artigo, o autor questiona a valorização da perfeição artificial e defende a importância do erro e da autenticidade na expressão pessoal e no processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Estética Artificial, Educação Crítica, Erro no Processo de Aprendizagem, Autenticidade, IA Generativa
Publicado
04/11/2024
LOUTFI, Marcelo Soares. Perdemos o Direito de Errar? Reflexões sobre IA Generativa e a Autenticidade no Processo de Aprendizagem. In: WORKSHOP UMA TARDE NA URCA: ENCONTRO FILOSÓFICO SOBRE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (URCA), 1. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 22-26. DOI: https://doi.org/10.5753/urca.2024.245630.