Como Maximizar o Uso da IA Generativa na Educação? Reflexões para o Estado-da-Prática

Resumo


A inteligência artificial (IA) se tornou uma realidade presente e impactante em nosso cotidiano. O desenvolvimento rápido e acessível de ferramentas como o ChatGPT e outras tecnologias emergentes inseriu a IA no debate público e demonstrou seu potencial transformador. No ecossistema de pesquisa e inovação, a IA é essencial para fomentar descobertas em diversas áreas da ciência, afetando positivamente todos os setores da economia e da sociedade. Embora as possibilidades de inovação sejam vastas com a incorporação de IA na educação, os desafios éticos, técnicos e pedagógicos ainda precisam ser desbravados. No Brasil, a discussão sobre como maximizar esses benefícios enquanto se mitigam os riscos ainda é incipiente. Neste artigo, trazemos à tona questões centrais para explorar as oportunidades da IA na educação de maneira responsável e eficaz.

Referências

Unesco (2023). “UNESCO survey: Less than 10% of schools and universities have formal guidance on AI”. [link]. Último acesso: 11/10/2024

Unesco (2024). “Guia para a IA generativa na educação e na pesquisa”. [link]. Último acesso: 11/10/2024

CCT, MCTI, Governo Federal Brasil (2024. “IA para o Bem de Todos - Proposta de Plano Brasileiro de Inteligência Artificial 2024-2028”. URL: [link]. Último acesso: 11/10/2024

University of Gothenburg (2024). “Guidance for students on the use of generative AI in their studies”. [link]. Último acesso: 11/10/2024

MEC, Governo Federal Brasil. “Computação da Educação Básica - Complemento à BNCC”. [link]. Último acesso: 11/10/2024
Publicado
04/11/2024
MARINHO, Leandro Balby; CAMPOS, Livia Sampaio. Como Maximizar o Uso da IA Generativa na Educação? Reflexões para o Estado-da-Prática. In: WORKSHOP UMA TARDE NA URCA: ENCONTRO FILOSÓFICO SOBRE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (URCA), 1. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 27-31. DOI: https://doi.org/10.5753/urca.2024.245631.