Agora é a hora: terei visto a IA sob o dicotômico holofote "Bênção ou maldição"!
Resumo
Na ágora proposta, ao invés de advogar pró (com suspeição) ou contra (de toda maneira, os cães continuam a ladrar enquanto a carruagem passa...), trazemos a debate destaques do e-d-a (nada sistemático, apenas para puxar novelo) e confrontar com possibilidades futuras. Desenhemos o gap.
Referências
Belavadi, P., Burbach, L., Halbach, P., Nakayama, J., Plettenberg, N., Ziefle, M., and Valdez, A. C. (2020). Filter bubbles and content diversity? an agent-based modeling approach. In International Conference on Human-Computer Interaction, pages 215– 226. Springer.
Benk, M., Tolmeijer, S., von Wangenheim, F., and Ferrario, A. (2022). The value of measuring trust in AI - a socio-technical system perspective. arXiv preprint arXiv:2204.13480.
Bozdag, E. and Van Den Hoven, J. (2015). Breaking the filter bubble: democracy and design. Ethics and information technology, 17(4):249–265.
Cruvinel, A. V. C. V. and Morais, L. G. (2023). Aplicações educacionais na Web descentralizada: Uma investigação em perspectiva da Ética computacional e da privacidade de dados à luz do LMS Moodle. Monografia (Graduação em Computação). Universidade de Brasília (UnB).
da Nóbrega, G. M., Pains, A., and Cruz, F. W. (2024). Uma sociedade de companions inteligentes na metaversidade para incrementar a aprendizagem ao longo da vida. In SBIE 2024 - Work in Progress (aceito). SBC.
Järvelä, S., Nguyen, A., and Hadwin, A. (2023). Human and artificial intelligence collaboration for socially shared regulation in learning. British Journal of Educational Technology, 54(5):1057–1076.
Johnson, W. L. and Lester, J. C. (2018). Pedagogical agents: back to the future. AI Magazine, 39(2):33–44.
Langley, P. (2000). The computational support of scientific discovery. International Journal of Human-Computer Studies, 53(3):393–410.
Luckin, R., Cukurova, M., Kent, C., and Du Boulay, B. (2022). Empowering educators to be AI-ready. Computers and Education: Artificial Intelligence, 3:100076.
Oliveira, J. S., Da Nóbrega, G. M., Cruz, F. W., and Oliveira, R. B. (2021). Decentralized social network for the campus: historical claims meet contemporary needs. In 2021 XVI Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), pages 408–415. IEEE.
Russell, S. J. and Norvig, P. (1995). Artificial intelligence: a modern approach. Prentice Hall.
Silva, O. E. M., Souza, T. F., Duda, J. M., Barros, B. S., and Nóbrega, G. M. (2024). Você decide quem Pod: empoderando a/o estudante de computação quanto à propriedade de seus dados. In Anais do IV Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 367–374. SBC.
Simon, H. A. (1955). A behavioral model of rational choice. The quarterly journal of economics, pages 99–118.
Torres, D. M., Estevam, G. d. O., and da Nóbrega, G. M. (2022). Redes sociais descentralizadas na graduação em computação: implantação, percepção discente, possibilidades. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1344–1354. SBC.
Benk, M., Tolmeijer, S., von Wangenheim, F., and Ferrario, A. (2022). The value of measuring trust in AI - a socio-technical system perspective. arXiv preprint arXiv:2204.13480.
Bozdag, E. and Van Den Hoven, J. (2015). Breaking the filter bubble: democracy and design. Ethics and information technology, 17(4):249–265.
Cruvinel, A. V. C. V. and Morais, L. G. (2023). Aplicações educacionais na Web descentralizada: Uma investigação em perspectiva da Ética computacional e da privacidade de dados à luz do LMS Moodle. Monografia (Graduação em Computação). Universidade de Brasília (UnB).
da Nóbrega, G. M., Pains, A., and Cruz, F. W. (2024). Uma sociedade de companions inteligentes na metaversidade para incrementar a aprendizagem ao longo da vida. In SBIE 2024 - Work in Progress (aceito). SBC.
Järvelä, S., Nguyen, A., and Hadwin, A. (2023). Human and artificial intelligence collaboration for socially shared regulation in learning. British Journal of Educational Technology, 54(5):1057–1076.
Johnson, W. L. and Lester, J. C. (2018). Pedagogical agents: back to the future. AI Magazine, 39(2):33–44.
Langley, P. (2000). The computational support of scientific discovery. International Journal of Human-Computer Studies, 53(3):393–410.
Luckin, R., Cukurova, M., Kent, C., and Du Boulay, B. (2022). Empowering educators to be AI-ready. Computers and Education: Artificial Intelligence, 3:100076.
Oliveira, J. S., Da Nóbrega, G. M., Cruz, F. W., and Oliveira, R. B. (2021). Decentralized social network for the campus: historical claims meet contemporary needs. In 2021 XVI Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), pages 408–415. IEEE.
Russell, S. J. and Norvig, P. (1995). Artificial intelligence: a modern approach. Prentice Hall.
Silva, O. E. M., Souza, T. F., Duda, J. M., Barros, B. S., and Nóbrega, G. M. (2024). Você decide quem Pod: empoderando a/o estudante de computação quanto à propriedade de seus dados. In Anais do IV Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 367–374. SBC.
Simon, H. A. (1955). A behavioral model of rational choice. The quarterly journal of economics, pages 99–118.
Torres, D. M., Estevam, G. d. O., and da Nóbrega, G. M. (2022). Redes sociais descentralizadas na graduação em computação: implantação, percepção discente, possibilidades. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 1344–1354. SBC.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
NÓBREGA, Germana Menezes da.
Agora é a hora: terei visto a IA sob o dicotômico holofote "Bênção ou maldição"!. In: WORKSHOP UMA TARDE NA URCA: ENCONTRO FILOSÓFICO SOBRE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (URCA), 1. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 37-40.
DOI: https://doi.org/10.5753/urca.2024.245643.