IA Generativa na Educação: entre a Eficiência Produtivista e a Construção Coletiva do Conhecimento
Resumo
Ferramentas como os Large Language Models (LLMs) oferecem respostas rápidas e individualizadas, o que pode fomentar um aprendizado personalizado, e, ao mesmo tempo, reduzir interações sociais, essenciais para o desenvolvimento crítico e colaborativo. A partir das críticas de Milton Santos e Yuk Hui, buscamos refletir sobre a tecnificação do processo educacional, que prioriza a eficiência sobre a qualidade da aprendizagem, majoritariamente ignorando as particularidades/contextos locais e sociais.
Referências
Elhussein, G., Hasselaar, E., Lutsyshyn, O., and Zahidi, S. (2024). Shaping the future of learning: The role of ai in education 4.0. Technical report, World Economic Forum.
Freire, P. (1974). Pedagogia do Oprimido. Editora Paz e Terra.
Hui, Y. (2020). Tecnodiversidade. Ubu Editora.
Santos, M. (2000). Por uma outra globalizacao: do pensamento unico a consciencia universal. rio de janeiro: Editora record, 2000.
Freire, P. (1974). Pedagogia do Oprimido. Editora Paz e Terra.
Hui, Y. (2020). Tecnodiversidade. Ubu Editora.
Santos, M. (2000). Por uma outra globalizacao: do pensamento unico a consciencia universal. rio de janeiro: Editora record, 2000.
Publicado
04/11/2024
Como Citar
PEREIRA JÚNIOR, Cleon Xavier; COSTA, Newarney Torrezão da; SEIXAS, Luma da Rocha.
IA Generativa na Educação: entre a Eficiência Produtivista e a Construção Coletiva do Conhecimento. In: WORKSHOP UMA TARDE NA URCA: ENCONTRO FILOSÓFICO SOBRE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (URCA), 1. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 17-21.
DOI: https://doi.org/10.5753/urca.2024.245629.