Análise da Influência da Aprendizagem Baseada em Projeto na Qualidade de Código de Jogos Digitais

  • Pedro H. Belo PUC Minas
  • Laerte Xavier PUC Minas

Resumo


O desenvolvimento de videogames requer habilidades como, simulação de física e animação de objetos. O ensino dessas habilidades requer abordagens metodológicas que integrem teoria e prática, onde, a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL), se destaca. No entanto, há uma lacuna sobre o impacto do PBL na qualidade do código de jogos digitais, particularmente em relação aos “game smells”, que indicam problemas que afetam a manutenibilidade e a experiência de jogo. Este estudo avalia 201 jogos desenvolvidos por estudantes ao longo de seis anos, encontrando um aumento nos “game smells” à medida que os cursos progridem, uma alta incidência de “game smells” menos críticos e uma correlação significativa entre o tamanho dos jogos e a incidência de “game smells”.

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Publicado
30/09/2024
BELO, Pedro H.; XAVIER, Laerte. Análise da Influência da Aprendizagem Baseada em Projeto na Qualidade de Código de Jogos Digitais. In: WORKSHOP DE VISUALIZAÇÃO, EVOLUÇÃO E MANUTENÇÃO DE SOFTWARE (VEM), 12. , 2024, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 79-90. DOI: https://doi.org/10.5753/vem.2024.3908.