Análise de Sentimentos em Discussões de Issues Reabertas do Github

  • Gláucya Boechat UFBA
  • Joselito Mota Jr UFBA
  • Ivan Machado UFBA
  • Manoel Mendonça UFBA

Resumo


O comportamento de issues reabertas é uma percepção a ser estudada para analisar o impacto das discussões na continuidade da manutenção de projetos de software. A análise de sentimentos apresenta-se como uma poderosa técnica para auxiliar tal análise. Neste estudo, analisamos 12.996 issues reabertas, contendo discussões, de 80 projetos do Github. Com base na análise dessa massa de dados históricos, buscamos analisar se uma issue fechada tende a ser reaberta a partir da análise de sentimentos das discussões dessa issue. As análises são realizadas através do grau de sentimento dos textos dos comentá- rios das issues. A ferramenta SentiStrength, com suporte aos léxicos da área de Engenharia de Software, foi utilizada para classificar o grau de polaridade dos textos encontrados. O estudo identificou que a polaridade dos sentimentos nas discussões pode afetar diretamente o ciclo de vida da issue, inclusive com suporte à predição sobre a reabertura das issues.

Referências

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Publicado
25/09/2019
BOECHAT, Gláucya; MOTA JR, Joselito; MACHADO, Ivan; MENDONÇA, Manoel. Análise de Sentimentos em Discussões de Issues Reabertas do Github. In: WORKSHOP DE VISUALIZAÇÃO, EVOLUÇÃO E MANUTENÇÃO DE SOFTWARE (VEM), 1. , 2019, Salvador. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1-8. DOI: https://doi.org/10.5753/vem.2019.7579.