Método de Avaliação da Maturidade da Gestão do Conhecimento na Administração Pública Federal (MGCGovBR): Estudo de Caso da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia

  • Vladimir Fagundes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Jonice de Oliveira Sampaio Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo


O Estado Brasileiro vem buscando novos patamares de conhecimento e transformando tais conhecimentos em valores individuais e organizacionais. Contudo, para verificar se a gestão do conhecimento (GC) está sendo efetiva é necessário um instrumento que viabilize a avaliação do grau de maturidade da GC em órgãos da administração pública federal (APF) brasileira. Baseado no enfoque exposto acima, este artigo apresenta método de avaliação da maturidade da GC para a APF do Brasil que esteja alinhado com as determinações dos direcionadores governamentais e do conhecimento da sociedade organizada e do cidadão comum. Acrescenta-se que esta pesquisa apresenta o resultado de um estudo com parte do método na Secretaria de Governo Digital.

Palavras-chave: Gestão do Conhecimento, Gestão do Conhecimento na Administração Pública, Mídias Sociais. Participação Popular

Referências

Batista, F. F. Modelo de GC para Administração pública Brasileira: Como implementar a GC para produzir resultados em benefícios do cidadão. Brasília, DF. IPEA, 2012.
Batista, F. F., Quandt, C. O. GC na Administração Pública: Resultados da Pesquisa IPEA 2014 – Prática de GC, Texto par Discussão, IPEA, NO. 2120, 2015.
Brasil, Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. – Brasília: Secom, 2014.
Brasil. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. EGD: Transformação Digital – Cidadania e Governo. Brasília, 2016. Acesso em: 4 abril 2018.
Brasil. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. FACIN – Framework de Arquitetura Corporativa para Apoio à Governança. Brasília, 2017.
Gespública, Instrumento para Avaliação da Gestão Pública – 250 Pontos, Brasília; MP, SEGEP, 2015. Versão 1/2016.
Fresneda, P. S. V.; Gonçalves, S. M. V. A Experiência Brasileira na Formulação de uma Proposta de Política de Gestão do Conhecimento para Administração Pública Federal – Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2007.
Helou, A.R.H.A. Avaliação da Maturidade da Gestão do Conhecimento na Administração pública. Tese de Doutorado. UFSC. Santa Catarina, 2015.
Nonaka, I.; Takeuchi, H. Teoria da criação do conhecimento organizacional. Gestão do conhecimento. Tradução Ana Thorell. Porto Alegre: Bookman, 2008.
Skrobot, Luiz Cláudio. A gestão do conhecimento na pequena empresa. Brasília: SEBRAE, 2010.
Terra, J. C. C. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. 2. ed. São Paulo: Negócios, 2001.
Publicado
26/10/2020
Como Citar

Selecione um Formato
FAGUNDES, Vladimir ; SAMPAIO, Jonice de Oliveira . Método de Avaliação da Maturidade da Gestão do Conhecimento na Administração Pública Federal (MGCGovBR): Estudo de Caso da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR NA WEB SOCIAL (WAIHCWS), 11. , 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 41-48. ISSN 2596-0296. DOI: https://doi.org/10.5753/waihcws.2020.12346.