Uma Proposta de Aplicação para Acompanhamento da Evasão em Trabalhos de Conclusão de Curso

  • Felipe Raulino Lemos UFC
  • Elano Nunes UFC
  • Douglas de Lima UFC
  • Carla Bezerra UFC
  • Emanuel F. Coutinho UFC

Resumo


A evasão no ensino superior é um fenômeno que ocorre muitas vezes relacionado à não concretização de expectativas e reflete diversas causas do ponto de vista social, econômico, político e cultural, tendo um grande impacto negativo para as instituições de ensino. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste no planejamento de estudos preliminares sobre um tema do trabalho de conclusão de curso escolhido pelo aluno, a elaboração do seu projeto de atividades do TCC, possibilitando ao aluno contato com práticas de pesquisa, e a produção de um documento final. Este trabalho visa apresentar a ideia de uma aplicação para auxiliar a análise de dados sobre evasão de estudantes na atividade curricular de TCC dos cursos de graduação.

Referências

ANDIFES, A., ABRUEM, A., and SESu/MEC, S. (1996). Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas: resumo do relatório apresentado a andifes, abruem e sesu/mec pela comissão especial. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 1(2).

Andriola, W. B., Andriola, C. G., and Moura, C. P. (2006). Opiniões de docentes e de coordenadores acerca do fenômeno da evasão discente dos cursos de graduação da universidade federal do ceará 10 (ufc). Avaliação Políticas Públicas Educação, 14(52):365–382.

Botelho, K., Pestana, M. C., Ribeiro, A., Amorim, A. M., and Vieira, V. (2023). Tccfun: Uso de gamificação como apoio à autogestão e motivação em trabalhos de conclusão de curso. In Anais do XVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas Colaborativos, pages 113–126, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

BRASIL (1996). Ldbe - lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 artigo 21 da lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 -. Acesso: 07-06-2023.

Carmo, , Gasparini, I., and Oliveira, E. (2022). Identificação de trajetórias de aprendizagem em um curso de graduação e sua relação com a evasão escolar. In Anais do XXXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 323–333, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Castro, C. M. (2002). Memórias de um orientador de tese: um autor relê sua obra depois de um quarto de século. In Bianchetti, L. and Machado, A. M. N., editors, A Bússola do Escrever: Desafios e estratégias na orientação de teses e dissertações. UFSC/ Cortez, São Paulo.

Dicio, D. O. d. P. (2023). Evasão. [link]. Acesso: 08-05-2023.

Fritsch, R., Rocha, C. S. d., and Vitelli, R. F. (2015). A evasão nos cursos de graduação em uma instituição de ensino superior privada. Revista Educação em Questão, 52(38):81–108.

Fritsch, R., Vitelli, R. F., and Rocha, C. S. (2019). A evasão em disciplinas de cursos de graduação: fatores intervenientes. Revista Internacional de Educação Superior, 6.

Gilberto, I. J. L. and de Lima Neto, C. V. (2012). O trabalho final (tcc) no curso de ciências da computação na percepção de professores orientadores. Pesquisa em Pós-Graduação – Série Educação, 9.

Li, Q. (2021). Embodying Data. Springer Singapore.

Manhães, L., da Cruz, S., Costa, R., Zavaleta, J., and Zimbrão, G. (2012). Identificação dos fatores que influenciam a evasão em cursos de graduação através de sistemas baseados em mineração de dados: Uma abordagem quantitativa. In Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pages 284–295, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Martinho, V. R. D. C., Nunes, C., and Minussi, C. R. (2013). An intelligent system for prediction of school dropout risk group in higher education classroom based on artificial neural networks. In 2013 IEEE 25th International Conference on Tools with Artificial Intelligence, pages 159–166.

MEC (2022). Parecer cne/ces 146/2002. [link]. Acesso: 07-06-2023.

Santos, C. H., Martins, S., and Plastino, A. (2021). É possível prever evasão com base apenas no desempenho acadêmico? In Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 792–802, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Saraiva, J. O. (2019). A evasão no curso de licenciatura em computação na universidade federal rural da amazônia campus capitão poço trabalho de conclusão de curso (graduação em licenciatura em computação) - universidade federal rural da amazônia, capitão poço. [link]. Acesso: 07-06-2023.

Silva, R., F., B. A., de Fátima Ferreira, M., Santos, I., and Andrade, R. (2021). Evasão em computação na ufc sob a perspectiva dos alunos. In Anais do XXIX Workshop sobre Educação em Computação, pages 338–347, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Sommerville, I. (2011). Engenharia de software. Pearson Prentice Hall.

Sorrentino, R. N. G. d. O., Mesquita, R. d. R. d., and Esteves, M. A. S. (2017). Desafios na elaboração do trabalho de conclusão de curso: Perspectiva do graduando. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia da Faculdade Serra da Mesa (FaSeM), 6(1):59–73.

Tinto, V. (1975). Dropout from higher education: A theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, 45(1):89–125.

UFC (2017). Regulamento de trabalho de conclusão de curso.

UFC (2022). Projeto pedagógico de curso. Curso de Ciência da Computação. Bacharelado. Atualizado em 2022.
Publicado
16/10/2023
LEMOS, Felipe Raulino; NUNES, Elano; LIMA, Douglas de; BEZERRA, Carla; COUTINHO, Emanuel F.. Uma Proposta de Aplicação para Acompanhamento da Evasão em Trabalhos de Conclusão de Curso. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR NA WEB SOCIAL (WAIHCWS), 14. , 2023, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1-9. ISSN 2596-0296. DOI: https://doi.org/10.5753/waihcws.2023.233101.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4