Uma Pesquisa Qualitativa do Contexto de Ensino em Requisitos de Software no Brasil

  • Maria Alice de Souza Macedo UFC
  • Carla Bezerra UFC
  • Emanuel Coutinho UFC

Resumo


Este estudo investiga o ensino de Engenharia de Requisitos em cursos de Tecnologia da Informação no Brasil, a partir de uma análise qualitativa realizada em três fases: Survey Exploratório, Entrevistas e Análise Temática. Como resultados, nossa pesquisa identificou nove temas principais e 32 códigos específicos, destacando desafios como a implementação de práticas realistas. Essas descobertas fornecem aos educadores percepções inestimáveis para enfrentar as demandas em constante evolução da indústria de software, adaptando as metodologias de ensino às exigências atuais.

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Publicado
21/07/2024
MACEDO, Maria Alice de Souza; BEZERRA, Carla; COUTINHO, Emanuel. Uma Pesquisa Qualitativa do Contexto de Ensino em Requisitos de Software no Brasil. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 32. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 669-679. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2024.2577.