Uso da Netnografia para a Geração de Personas e Requisitos para Sistemas com foco em pessoas com Transtorno do Espectro Autista: Um Relato de Experiência
Resumo
As fases iniciais do desenvolvimento de software requerem um bom entendimento do público-alvo e suas necessidades. Os métodos convencionais utilizados para alcançar tais objetivos têm um alto custo e os pesquisadores estão sujeitos ao interesse de participação do público-alvo. Este artigo relata a aplicação da netnografia, uma etnografia realizada online, que tem um custo reduzido quando comparada à etnografia convencional e possibilita o alcance de um público-alvo disperso, como é o caso das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A netnografia foi aplicada na rede social Instagram para delinear personas de usuários afetados pelo TEA e elicitar requisitos a partir destas personas. Com este relato, espera-se encorajar a adoção de netnografia no desenvolvimento de software devido ao alcance do público-alvo e variedade de dados possíveis de serem obtidos. Como pesquisas futuras, pretende-se investigar o ponto de vista da equipe de desenvolvimento de software sobre o impacto da netnografia.
Referências
1 Ferreira, B., Barbosa, S., & Conte, T. (2018). Creating Personas focused on Representing Potential Requirements to Support the Design of Applications. In Proc. of the 17th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems (pp. 1 - 9).
Fontão, A., Ekwoge, O., Santos, R., & Dias-Neto, A. (2017). Facing up the primary emotions in Mobile Software Ecosystems from Developer Experience. In Anais do II Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software, (pp. 5 - 11).
Kozinets, R. V. (2014) Netnografia [recurso eletrônico]: Realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.
Marins, M., Miletto, E. M. (2015) Uso das Redes e Aplicações Multiplataformas como Fonte de Empatia e Criatividade do Design Thinking na Disciplina de Empreendedorismo, no Ensino Superior. In Anais do Computer on the Beach, (pp. 394 - 403).
Melo, G.A.D.F. (2019). Investigando o uso da netnografia como meio de levantamento de dados para a geração de personas e elicitação de requisitos para sistemas com foco em pessoas com transtorno do espectro autista: um estudo de caso. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, Russas, 2019. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49697
Melo, A. & Abelheira, R. (2015) Design Thinking & Thinking Design. São Paulo, Novatec.
Pinheiro, E. G., Lopes, L. A., Conte, T. U., & Zaina, L. A. M. (2018). The contribution of non-technical stakeholders on the specification of UX requirements: an experimental study using the proto-persona technique. In Proceedings of the XXXII Brazilian Symposium on Software Engineering (pp. 92 - 101).
Rodrigues, K., Salerno, L., Johnstone, L., Jesus, M., & Silveira, M. (2018). A Saúde da Mulher e a Tecnologia: Uma Análise Heurística e Netnográfica do Aplicativo Clue. In Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (pp. 1-10) doi: 10.5753/ihc.2018.4202.
Rotman, D., Preece, J., He, Y., Druin, A. (2014) Extreme Ethnography: Challenges for Research in Large Scale Online Environments, in Proceedings of the 2012 iConference, ACM, 2012, p. 207 - 2014.
Saha, A., & Agarwal, N. (2015). Demonstrating social support from autism bloggers community on twitter. In Proceedings of IEEE/ACM International Conference on Advances in Social Networks Analysis and Mining (ASONAM) (pp. 1053 - 1056).
Uchoa, A., & Coutinho, E. (2018). De que Forma a Cultura do Compartilhamento e Modificação pode Colaborar no Processo de Desenvolvimento de Jogos?. In Anais do III Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (pp. 1 - 5) doi: 10.5753/washes.2018.3475