Como influenciar decisões em ambientes digitais através de nudges? Um mapeamento sistemático da literatura

  • José Adson Cunha UFPB
  • Yuska Paola Costa Aguiar UFPB
  • Josinaldo Pontes UFPB
  • Mirelly da Silva UFPB

Resumo


A arquitetura de escolha consiste em intervenções com o objetivo de influenciar o comportamento das pessoas. Os empurrões, ou nudges, como são comumente conhecidos, representam mudanças no ambiente no qual decisões são tomadas. Com o avanço da tecnologia e sua influência no cotidiano da população, é importante entender quais os potenciais efeitos comportamentais decorrentes do design do sistema. Através de um mapeamento sistemático da literatura, este artigo apresenta um panorama das pesquisas sobre o uso de nudges digitais, contemplando 151 publicações (2006-2020) oriundas de 54 países, sendo a maioria realizada através de experimentos. O princípio de nudge mais pesquisado foi feedback e o campo de atuação predominante foi privacidade.

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Publicado
30/06/2020
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CUNHA, José Adson; AGUIAR, Yuska Paola Costa ; PONTES, Josinaldo ; DA SILVA, Mirelly . Como influenciar decisões em ambientes digitais através de nudges? Um mapeamento sistemático da literatura. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS SOCIAIS, HUMANOS E ECONÔMICOS DE SOFTWARE (WASHES), 5. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 41-50. ISSN 2763-874X. DOI: https://doi.org/10.5753/washes.2020.11196.