Como influenciar decisões em ambientes digitais através de nudges? Um mapeamento sistemático da literatura

  • José Adson Cunha UFPB
  • Yuska Paola Costa Aguiar UFPB
  • Josinaldo Pontes UFPB
  • Mirelly da Silva UFPB

Resumo


A arquitetura de escolha consiste em intervenções com o objetivo de influenciar o comportamento das pessoas. Os empurrões, ou nudges, como são comumente conhecidos, representam mudanças no ambiente no qual decisões são tomadas. Com o avanço da tecnologia e sua influência no cotidiano da população, é importante entender quais os potenciais efeitos comportamentais decorrentes do design do sistema. Através de um mapeamento sistemático da literatura, este artigo apresenta um panorama das pesquisas sobre o uso de nudges digitais, contemplando 151 publicações (2006-2020) oriundas de 54 países, sendo a maioria realizada através de experimentos. O princípio de nudge mais pesquisado foi feedback e o campo de atuação predominante foi privacidade.

Referências

Ávila, F., & Bianchi, A. M. (Eds.). (2015). Guia de economia comportamental e experimental. Economia Comportamental. org.

Evans, J. S. B. T (2008) Dual-processing accounts of reasoning, judgment, and social cognition. Ann Rev Psychol 1 (59): 255 - 278.

Gino, F. (2013). Sidetracked: Why our decisions get derailed, and how we can stick to the plan. Harvard Business Review Press.

Grant, A. M., e Hofmann, D. A. (2011). It's not all about me: motivating hand hygiene among health care professionals by focusing on patients. Psychological science, 22 (12), 1494 - 1499.

Huck, S., & Wallace, B. (2015). The impact of price frames on consumer decision making: experimental evidence. Experimental evidence, 1 - 47.

Hutchinson, J. M. C., Gigerenzer, G. (2005) Simple heuristics and rules of thumb: where psychologists and behavioural biologists might meet. Behav Process 2 (69): 97 - 124.

Johnson, E. J., Shu, S. B., Dellaert, B. G., Fox, C., Goldstein, D. G., Häubl, G., Larrick, R. P., Payne, J. W., Peters, E., Schkade, D., Wansink, B., e Weber, E. U. (2012). Beyond nudges: Tools of a choice architecture. Marketing Letters, 23 (2), 487 - 504.

Keeney, R. L. (1982) Decision analysis: An overview. Operations Research, Vol. 30, pp. 803 - 838.

Kitchenham, B. A., Budgen, D., and Brereton, P. (2015) Evidence-based software engineering and systematic reviews. CRC Press.

Mandel N, Johnson EJ (2002) When web pages influence choice: effects of visual primes on experts and novices. J Consum Res 2 (29): 235 - 245.

Simon, H. A. (1955). A behavioral model of rational choice. The quarterly journal of economics, 69 (1), 99 - 118.

Thaler, R. H., e Sunstein, C. R. (2008) Nudge: improving decisions about health, wealth, and happiness. Yale University Press, New Haven.

Tversky, A., e Kahneman, D. (1974). Judgment under uncertainty: Heuristics and biases. science, 185 (4157), 1124 - 1131.

Weinmann, M., Schneider, C., e vom Brocke, J. (2016). Digital nudging. Business & Information Systems Engineering, 58 (6), 433 - 436.

Wohlin, C. (2014) Guidelines for snowballing in systematic literature studies and a replication in software engineering. In Proceedings of the 18th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering (EASE '14). ACM, New York, NY, USA, Article 38, 10 pages.
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
CUNHA, José Adson; AGUIAR, Yuska Paola Costa ; PONTES, Josinaldo ; DA SILVA, Mirelly . Como influenciar decisões em ambientes digitais através de nudges? Um mapeamento sistemático da literatura. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS SOCIAIS, HUMANOS E ECONÔMICOS DE SOFTWARE (WASHES), 5. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 41-50. DOI: https://doi.org/10.5753/washes.2020.11196.