A Importância do Planejamento Financeiro para as Startups de Tecnologia da Informação da Região Metropolitana do Recife - PE
Resumo
No Brasil, o crescimento das startups de Tecnologia da Informação (TI), tem apresentado uma grande evolução na última década. Estas empresas apresentam um modelo de negócio inovador e escalável a curto prazo. Esta pesquisa tem por objetivo analisar a importância do planejamento financeiro para as startups de TI, que encontram-se instaladas na Comunidade Manguez.AL e as que são filiadas à Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação - Assespro PE/PB e ao Centro de Excelência em Tecnologia de Software do Recife - SOFTEX RECIFE, localizados na Região Metropolitana do Recife/PE. Para alcançar este objetivo, a pesquisa adotou como metodologia uma revisão adhoc da literature juntamente com uma pesquisa de campo utilizando a abordagem qualitatia através de um questionário online. Como resultados esperados obtivemos as características do perfil deste tipo de empreendedor, as características do planejamento financeiro que está sendo adotado por estas empresas e as dificuldades encontradas pelas empresas para a sustentabilidade do negócio. A partir deste estudo, elaboramos um conjunto de práticas eficazes para auxiliar as startups na organização do seu planejamento financeiro.
Referências
S. M. Sutton, “ The role of process in software start-up,” IEEE Software, vol. 17, no. 4, pp. 33 - 39, 2000.
Fundação Dom Cabral. Causa da mortalidade das startups brasileiras: como aumentar as chances de sobrevivência no mercado, 2015. Disponível em:. Acesso em: 29 jul. 2019.
C. Giardino, N. Paternoster, M. Unterkalmsteiner, T. Gorschek, and P. Abrahamsson, “ Software development in startup companies: the greenfield startup model,” IEEE Transactions on Software Engineering, vol. 42, no. 6, pp. 585 - 604, 2016.
Endeavor Brasil. Planejamento financeiro: um passo a passo indispensável, 2015. Disponível em:. Acesso em 23 jun. 2019.
I. Chiavenato. Empreendedorismo: dando asas ao empreendedor. 4. ed. São Paulo: Manole, 2012.
F. Matos. 10 mil startups: guia prático para começar a crescer o seu negócio digital no Brasil. 1. ed. São Paulo: Mariposa, 2017.