Programando às cegas: investigando a acessibilidade de ambientes de desenvolvimento de software
Resumo
Este trabalho investiga os problemas enfrentados por desenvolvedores brasileiros com deficiência visual. Duas perspectivas foram adotadas na pesquisa: a avaliação de acessibilidade por meio de ferramentas de checagem e um survey com desenvolvedores brasileiros. Um questionário foi aplicado a 10 desenvolvedores com deficiência visual e quatro ferramentas comuns do ambiente de desenvolvimento foram avaliadas com checadores de acessibilidade. Os primeiros resultados indicam ainda a forte presença de barreiras no contexto de desenvolvimento. Também foi possível apontar quais boas práticas de uso e configuração podem contribuir fortemente com o trabalho diário de desenvolvedores que possuem deficiência visual.
Referências
Guide, E. I. U. (2019). Eclipse foundation.
Luque, L., Brandão, L. O., Kira, E., and Brandão, A. A. (2018). On the inclusion of learners with visual impairment in computing education programs in brazil: practices of educators and perceptions of visually impaired learners. Journal of the Brazilian Computer Society, 24(1):1–12.
Pandey, M., Kameswaran, V., Rao, H. V., O’Modhrain, S., and Oney, S. (2021). Understanding accessibility and collaboration in programming for people with visual impairments. Proc. ACM Hum.-Comput. Interact., 5(CSCW1).
Petrausch, V. and Loitsh, C. (2017). Accessibility analysis of the eclipse ide for users with visual impairment.
Potlurt, V., Vaithilingam, P., Iyengar, S., Vithya, Y., Swaminathan, M., and Srinivasa, G. (2018). Codetalk: Improving programming environment accessibility of visual impaired developers. 2018 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, Montreal, Quebec, Canadá.