Impactos de Uma Capacitação no Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais, Acadêmicas e Profissionais de Desenvolvedoras de Software

  • Letícia de Paula UFAC
  • Laura Sarkis UFAC
  • Daricélio Soares UFAC
  • Daniel Silva UFAC

Resumo


Este artigo analisa o impacto no desenvolvimento das habilidades acadêmicas, profissionais e socioemocionais de alunas que participaram do projeto WebAcademy, uma capacitação em desenvolvimento full stack de software, buscando destacar suas percepções dentro do ecossistema de desenvolvimento de software. O questionário foi submetido às 22 alunas que participaram da capacitação. Os questionamentos abordaram dentre outros, as cinco competências socioemocionais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como resultados obtidos obteve-se que o autocontrole, a tomada de decisão e a consciência social (habilidades sociemocionais) foram impactadas positivamente em 95,5%, a formação acadêmica em 95,4% e a profissional em 100%.

Referências

Amador, B. O., Turato, P. A., Bim, S. A., and Berardi, R. C. G. (2023). Sobre o impacto da atuação na extensão universitária na formação de estudantes. In Anais do XIV Computer on the Beach, Curitiba, PR, Brasil. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Base Nacional Comum Curricular (2024). Competências socioemocionais como fator de proteção à saúde mental e ao bullying.

Bezerra, C. I. M., de Souza Macedo, M. A., and de Sousa Lopes, K. C. (2023). Fatores e dificuldades que influenciam na entrada e permanência das mulheres na Área de tic. Universidade Federal do Ceará (UFC) Campus de Quixadá.

Knectel, M. d. R. (2014). Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Intersaberes, Curitiba.

Lelis, M. R. L., Rodrigues, M. E. M., da Paz, R., and Marques, A. B. (2023). Atuação nos projetos parceiros do programa meninas digitais e seu impacto no desenvolvimento acadêmico e profissional de alunas: um survey. In XIV Computer on the Beach, Florianópolis, SC, Brazil. Universidade Federal do Ceará.

Likert, R. (1932). A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology.

Louzada, N., Santana, T., Assis, I., Braga, R., and Braga, A. (2019). Agindo sobre a diferença: atividades de empoderamento feminino em prol da permanência de mulheres em cursos de tecnologia da informação. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 69–78, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Motogna, S., Alboaie, L., Todericiu, I. A., and Zaharia, C. (2022). Retaining women in computer science: The good, the bad and the ugly sides. In Proceedings of the Third Workshop on Gender Equality, Diversity, and Inclusion in Software Engineering, pages 35–42, New York, NY, USA. Association for Computing Machinery.

Sátyro, N. and D’Albuquerque, R. (2020). O que é um estudo de caso e quais as suas potencialidades. Sociedade e Cultura, 23.

Wohlin, C., Runeson, P., Höst, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., and Wesslén, A. (2012). Experimentation in Software Engineering. Springer Science & Business Media.
Publicado
21/07/2024
PAULA, Letícia de; SARKIS, Laura; SOARES, Daricélio; SILVA, Daniel. Impactos de Uma Capacitação no Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais, Acadêmicas e Profissionais de Desenvolvedoras de Software. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS SOCIAIS, HUMANOS E ECONÔMICOS DE SOFTWARE (WASHES), 9. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 12-22. ISSN 2763-874X. DOI: https://doi.org/10.5753/washes.2024.2250.