Desenvolvimento de Software com Fins Sociais: Relato de Experiência em Projetos de Extensão Universitária

  • Denise Stringhini Unifesp
  • Daniel A. V. de Salis Unifesp
  • Danilo S. Alexandre Unifesp
  • Milena de M. Siqueira Unifesp
  • Felipe B. Guerra Unifesp
  • Tiago de Oliveira Unifesp

Resumo


A extensão universitária desempenha um papel fundamental na integração do conhecimento acadêmico com as demandas sociais, beneficiando tanto a comunidade quanto os estudantes que participam como protagonistas das ações. No contexto da Engenharia de Software, a extensão universitária tem o potencial de proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em projetos reais, abordando questões sociais e desenvolvendo soluções tecnológicas inovadoras. Este artigo relata a experiência do grupo de extensão CodeLab-Unifesp na criação de software com fins sociais, destacando a metodologia adotada, os desafios enfrentados e os resultados preliminares e esperados dos projetos desenvolvidos. Foram identificados três desafios na condução dos projetos: volatilidade da equipe, escolha das parcerias e comunicação de qualidade entre membros e parceiros. Para enfrentar esses desafios, destacam-se as seguintes lições aprendidas: flexibilidade no planejamento, ênfase na continuidade, escolha de parceiros flexíveis, promoção da interação e do feedback e a exploração de tecnologias e ferramentas adequadas.

Referências

ARMENARA, Valdirene A. (2022). Ferramentas de apoio ao professor de ensino superior sobre o estudante com TEA: manual e comunidade virtual de aprendizagem. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar Profissional em Inovação Tecnológica). Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de São Paulo, 235 p., 2022. Disponível em: [link]

BONASSINA, A. L. B., KUROSHIMA, K. N. (2021). Impactos do ensino, pesquisa e extensão universitária: instrumento de transformação socioambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 16(1), 163–180. DOI: 10.34024/revbea.2021.v16.10932

BORDIN, Andréa Sabedra; RODRIGUES, Lorenzo Mendes; CASAGRANDE, Tarcisio. (2023) Ensino, Pesquisa e Extensão no Ensino de Engenharia de Software: Um Relato de Experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 31. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 30-40. ISSN 2595-6175. DOI: 10.5753/wei.2023.229755.

CNE (2018). Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018- Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dáoutras providências.

SILVA, J. V. de Abreu, SOARES, R., de Oliveira GARCIA, L. L., da Silva RODRIGUES, C. E., LIMA, W. D., SILVA, A. A. (2019). A promoção de inclusão digital de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) através da Extensão Universitária. In Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 25, No. 1, pp. 227-235).

FORPROEX (2012). FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS – Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus. Maio/2012. Disponível em: [link]. Acesso em março de 2024.

GADOTTI, M. Extensão Universitária: Para quê? (2017). Disponível em: [link]. Acesso em 29 de março 2024.

LEIFHEIT, Bhruno Roan; CEOLIN JUNIOR, Cassio; DE FREITAS, Daniel Oliveira; RIBEIRO, Bianca Maia; NEVES, Danielly Cristina do Carmo; FERNANDES, Sabrina Rodrigues; SILVA, Williamson Alison Freitas; BASSO, Fábio Paulo. (2023) Relato de Experiência no Projeto Engenharia de Software Aplicada à Causas Sociais: AVICO Brasil. In: ESCOLA REGIONAL DE ENGENHARIA DE SOFTWARE (ERES), 7. , 2023, Maringá/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 338-347. DOI: 10.5753/eres.2023.237777.

LIMA, Ítalo Jonas; SILVA, José Vitor; DE OLIVEIRA, Letícia; SILVA, André. (2020) Um relato de experiência da Extensão Universitária como prática formativa de estudantes de Sistemas de Informação. In: ESCOLA REGIONAL DE COMPUTAÇÃO BAHIA, ALAGOAS E SERGIPE (ERBASE), 20. , 2020, Arapiraca-AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 263-271.

MARTIN, Fred. 2006. Toy projects considered harmful. Communications. ACM 49, 7 (July 2006), 113–116. DOI: 10.1145/1139922.1139958

MARTINS, Rosa E. M. W., MARTINS Filho, Lourival José, SOUZA, Alba Regina Battisti de. (2021). Extensão universitária e formação docente: diálogos com a Educação Básica. Revista de Educação PUC-Campinas, 26, e215089. Epub 00 de de DOI: .org/10.24220/2318-0870v26e2021a5089

SANTANA, R. R., SANTANA, C. C. de A. P., COSTA NETO, S. B. da ., & Oliveira, Ê. C. de .. (2021). Extensão Universitária como Prática Educativa na Promoção da Saúde. Educação & Realidade, 46(2), e98702. DOI: 10.1590/2175-623698702
Publicado
21/07/2024
STRINGHINI, Denise; SALIS, Daniel A. V. de; ALEXANDRE, Danilo S.; SIQUEIRA, Milena de M.; GUERRA, Felipe B.; OLIVEIRA, Tiago de. Desenvolvimento de Software com Fins Sociais: Relato de Experiência em Projetos de Extensão Universitária. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS SOCIAIS, HUMANOS E ECONÔMICOS DE SOFTWARE (WASHES), 9. , 2024, Brasília/DF. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 82-93. ISSN 2763-874X. DOI: https://doi.org/10.5753/washes.2024.2689.