Análise da Percepção de Importância de Requisitos de Usabilidade no Desenvolvimento de um Sistema Web com Scrum

  • Críssia Marcelino UFPE
  • Francisco Nascimento IFPE

Resumo


As metodologias ágeis são utilizadas nos projetos de desenvolvimento de softwares, por seu perfil dinâmico e eficiente, visando atender a satisfação dos clientes. Porém, em muitos casos, essas metodologias são utilizadas isoladamente, sem considerar aspectos importantes na relação usuáriosistema. Dessa forma, o artigo descreve um caso de estudo sobre a importância percebida da usabilidade em um time Scrum de uma empresa de softwares para o varejo e, como significante resultado deste trabalho, vale ressaltar que o time em questão não leva em consideração o estudo do usuário como prática essencial para atender requisitos de usabilidade do sistema.

Referências

Bezerra, F. (2014). O que é um Stakeholder?. Portal Administração – Tudo sobre administração. [link].

Carvalho, B.V. and Mello, C.H.P. (2009). Revisão, Análise e Classificação da Literatura sobre o Método de Desenvolvimento de Produtos Ágil Scrum. In XII Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais. São Paulo, Brasil: SIMPOI.

Felix, A. de L. C. (2011). Um Estudo de Caso Sobre Motivação em Integrantes de Equipes de Desenvolvimento de Software no Contexto de uma Organização Pública. Dissertação de mestrado. UFPE, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil.

Ferreira, S. B. L. and Leite, J. C. S. do P. (2003). Avaliação da usabilidade em sistemas de informação: o caso do sistema submarino. Revista de Administração Contemporânea – RAC, 7(2), 115-137. [link]

Gil, Antonio Carlos. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa (5th. ed.). São Paulo, Brasil: Atlas.

Leite, S. F. C. (2013). Inspeção de Usabilidade Aplicada a Métodos Ágeis: Um estudo de caso. Monografia de Bacharelado. UFL, Universidade Federal de Lavras, Lavras, Brasil.

Marconi, M. de A. and Lakatos, E. M. (2004). Metodologia Científica. (3th. ed.). São Paulo, Brasil: Atlas.

Nielsen, J. and Loranger, H. (2007). Usabilidade da Web. Rio de Janeiro, Brasil: Elsevier.

Oliveira, G. R. (2016). Integração de Práticas de Engenharia de Usabilidade em uma Abordagem Ágil de Desenvolvimento de Software. Trabalho de conclusão de curso. UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.

Pressman, R. S. (2004). Software Engineering – A Practioner’s Approach. (6th. ed.). Columbus, USA: McGraw-Hill education.

Siebra, S. A. and Santana, J. F. and Silveira, D. S. (2011). Analisando as Questões de Usabilidade e Acessibilidade do Portal de Periódicos da Capes. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Brasília, Brasil.

Silva, T. S. and Silveira, M. S. (2010). Integrando Avaliação de Usabilidade e Métodos Ágeis. In V Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação. Rio Grande do Sul, Brasil: PUCRS.

Soares, M. S. (2004). Comparação entre Metodologias Ágeis e Tradicionais para o Desenvolvimento de Software. Universidade Presidente Antônio Carlos. Minas Gerais, Brasil.

Sommerville, I. (2004). Software Engineering (7th. ed.). Harlow, England: Addison-Wesley.

Sommerville, I. and Sawer, P. (1997). Requirements Engineering: A Good Practice Guide. Nova Jersey, USA: John Wiley & Sons.
Publicado
22/07/2018
MARCELINO, Críssia; NASCIMENTO, Francisco. Análise da Percepção de Importância de Requisitos de Usabilidade no Desenvolvimento de um Sistema Web com Scrum. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS SOCIAIS, HUMANOS E ECONÔMICOS DE SOFTWARE (WASHES), 3. , 2018, Natal. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . p. 21-30. ISSN 2763-874X. DOI: https://doi.org/10.5753/washes.2018.3472.