Apadrinhamento - Juntos na Missão: Uma Abordagem baseada na Mentoria e Aprendizado em um Projeto de Extensão, Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento

  • Raí da Silva Rodrigues UFC
  • Israely Lima UFC
  • Sufia Rios UFC
  • Pedro C. Chaaban UFC
  • Anny Oliveira UFC
  • Emídio Barbosa UFC
  • Jacilane de H. Rabelo UFC

Resumo


Com a alta evasão de estudantes dos cursos da área da Computação, projetos de extensão têm desenvolvido atividades que visam incentivar a permanência e o ensino prático. O LearningLab, projeto de extensão, ensino, pesquisa e desenvolvimento de software, estruturou um sistema de Apadrinhamento que promove a interação direta entre novos membros e veteranos. Assim, o membro mais experiente (padrinho ou madrinha) facilita a adaptação ao contexto do projeto, orientando sobre processos, ferramentas e aspectos da cultura organizacional. Como resultado, 88% dos afilhados afirmaram ter aprimorado o uso de ferramentas como Canva e Trello.

Referências

Bona, F., Chanin, R., Nascimento, N., & Sales, A. (2023). A Importância dos Cursos Complementares na Formação dos Profissionais da Área de Tecnologia da Informação. In Anais do XXXI Workshop sobre Educação em Computação (pp. 420-431). SBC.

Canon, C. A. S., & Pelegrinelli, G. (2019). Extensão universitária: o impacto de um projeto de extensão na formação profissional dos discentes na educação superior. Revista UFG, 19.

Fortunato, W., Calvosa, M., Pinheiro, J. L. A., Predes Junior, A., & Valdevino, M. M. (2024). Estratégias de atração e engajamento de estudantes da modalidade EaD: relato técnico de um projeto de extensão universitária. In EMPRAD-Encontro dos Programas de Pós-Graduação Profissionais em Administração. FEA/USP.

Holanda, M., Mandelli, M., Ishikawa, E., & Silva, D. (2021). Um relato de experiência do acolhimento d@s calour@s do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. In Anais do 29º Workshop sobre Educação em Computação (WEI). Evento Online.

Lima, I., Andrade, A., Sousa, J., Rodrigues, R., Rocha, M., Dias, G., & Rabelo, J. (2024). LearningLab: uma trajetória de quatro anos de sucesso nas ações de permanência e formação dos estudantes de Computação do interior cearense. Anais do 29º Workshop sobre Educação em Computação (WEI), 127–138.

Pereira, A. P., & Ferreira, R. M. (2020). The impact of academic mentorship on student transition: A case study in higher education. Educational Research and Reviews, 15(5), 345-357.

Ramos, M. B., Acioly Filho, L. V., da Silva Melo, J., de Oliveira, F. D. V. R., Reis, J. D. S. S., da Paixão, A. G. S., ... & Dias, L. A. (2023). Extensão e Formação Humana: as experiências do Laboratório de Informática para Educação. Anais dos Encontros Nacionais de Engenharia e Desenvolvimento Social-ISSN 2594-7060, 18(1).

Santos, J. M., Silva, F. S., & Almeida, T. R. (2022). Effectiveness of mentoring programs in engineering courses: A comprehensive review. International Journal of Engineering Education, 38(4), 1203-1215. [link]

Souza, A., Santos, F., Santos, L., Belém, P., Silva, S., Vivacqua, A., & Mello, R. (2023). Investigando a percepção de feedback em times de desenvolvimento de software: Um estudo inicial. In Anais do 8º Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES). João Pessoa/PB.
Publicado
20/07/2025
RODRIGUES, Raí da Silva; LIMA, Israely; RIOS, Sufia; CHAABAN, Pedro C.; OLIVEIRA, Anny; BARBOSA, Emídio; RABELO, Jacilane de H.. Apadrinhamento - Juntos na Missão: Uma Abordagem baseada na Mentoria e Aprendizado em um Projeto de Extensão, Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS SOCIAIS, HUMANOS E ECONÔMICOS DE SOFTWARE (WASHES), 10. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 120-130. ISSN 2763-874X. DOI: https://doi.org/10.5753/washes.2025.8590.