Desenvolvimento de um Chatbot Inteligente para auxílio de atividades organizacionais durante o período de Processos Seletivos da UFPA

  • Aridan Silva Pantoja UFPA
  • Karol Wojtyla Sousa Nascimento UFPA
  • Geovane de Lima Duarte UFPA
  • Ana Beatriz Abreu Silva UFPA
  • Yago de Jesus Martins UFPA

Resumo


Este estudo propõe a criação de um chatbot inteligente para otimizar a gestão dos processos seletivos na Universidade Federal do Pará. Utilizando inteligência artificial e processamento de linguagem natural, a ferramenta facilita a comunicação entre candidatos e administração, automatiza tarefas repetitivas e reduz a sobrecarga das equipes. Os resultados indicam que o chatbot contribuiu para diminuir dúvidas recorrentes, melhorar a comunicação institucional e tornar o processo mais transparente e eficiente.

Referências

de Carvalho, A. d. S. M., da Silva, L., Ribeiro Filho, A. C. S., and Cellin, J. (2024). As tendências da inteligência artificial para a educação. Lecturas: Educación Física y Deportes, 29(311).

Dias, V. L. (2023). Desenvolvimento de um sistema para submissão de candidaturas ao processo seletivo do programa de pós-graduação em computação da ufu.

Falqueto, J. M. Z. and Farias, J. S. (2013). A trajetória e a funcionalidade da universidade pública brasileira.

FARIA, K., PEREIRA, M., and Barbosa, P. W. V. (2018). Desenvolvimento de um chatbot para otimizar o atendimento aos clientes da empresa km produções e eventos em uma rede social utilizando a ferramenta ibm watson.

Freire, A. A. d. A. (2024). Ifpbbot: um chatbot acadêmico. B.S. thesis.

Heck, F. R., Drebes, A. A., Guerra, D. C., and Silveira, F. E. d. (2018). Ampliando os serviços de entrega de documentação on-line para ingresso em concursos de graduação na universidade federal do rio grande do sul/ufrgs. In Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das IFES (12: 2018: Foz do Iguaçu).[Anais..][recurso eletrônico]. Foz do Iguaçu.

Kaufman, D. (2022). Desmistificando a inteligência artificial. Autêntica Editora.

Lavigne, F. C. (2024). Comportamento informacional humano em instituições universitárias: uma análise da ansiedade informacional do profissional de Secretariado Executivo da Ufba. Editora CRV.

Madhavan, G., Mythily, M., Sharon, R., et al. (2023). Chatbots embracing artificial intelligence solutions to assist institutions in improving student interactions. In 2023 International Conference on Circuit Power and Computing Technologies (ICCPCT), pages 912–916. IEEE.

Martorell, J. R., Tirado, F., Blasco, J. L., and Gálvez, A. (2024). How does artificial intelligence work in organisations? algorithmic management, talent and dividuation processes. AI & society, pages 1–11.

Molnár, G. and Szüts, Z. (2018). The role of chatbots in formal education. In 2018 IEEE 16th international symposium on intelligent systems and informatics (SISY), pages 000197–000202. IEEE.

Prade, A. M. et al. (2023). Requisitos para a preservação da memória institucional: uma análise sob a perspectiva dos editais de ingresso e reingresso de alunos na ufsm.

Raza, A., Latif, M., Farooq, M. U., Baig, M. A., Akhtar, M. A., et al. (2023). Enabling context-based ai in chatbots for conveying personalized interdisciplinary knowledge to users. Engineering, Technology & Applied Science Research, 13(6):12231–12236.

Resende, R. S. d. (2024). Criação de um chatbot para responder dúvidas sobre editais de concursos com processamento de linguagem natural e python.

Rosa, J. M. d. (2024). Gestão de processos na administração pública: estudo sobre a recepção de documentação de calouros na universidade federal do rio grande do sul.

Silva, M. H. d. (2022). Chatbot como ferramenta para facilitar o acesso a informações das instituições federais de ensino.

Souza, D. B. M. d. (2024). O impacto da aplicação da inteligência artificial nas empresas: o caso dos Chatbots. PhD thesis.

Tai, A. G. (2019). Palbot: a plug& (almost) play chatbot. Master’s thesis, ISCTE-Instituto Universitario de Lisboa (Portugal).

Trindade, L. (2024). Ferramenta para agendamento de consultas médicas através do uso de chatbot. page 13.
Publicado
20/07/2025
PANTOJA, Aridan Silva; NASCIMENTO, Karol Wojtyla Sousa; DUARTE, Geovane de Lima; SILVA, Ana Beatriz Abreu; MARTINS, Yago de Jesus. Desenvolvimento de um Chatbot Inteligente para auxílio de atividades organizacionais durante o período de Processos Seletivos da UFPA. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS SOCIAIS, HUMANOS E ECONÔMICOS DE SOFTWARE (WASHES), 10. , 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 143-154. ISSN 2763-874X. DOI: https://doi.org/10.5753/washes.2025.8669.