Uma Reflexão sobre as Dimensões do Ambiente de Aprendizagem em Organizações de Software.  

  • José Jorge Lima Dias Júnior UFPB

Resumo


O aprendizado contínuo dos profissionais de desenvolvimento de software é uma exigência para organizações que pretendem se manter competitivas. Desta forma, podemos perceber uma organização de software como um ambiente que deve fomentar os processos de aprendizagem. Assim, este artigo apresenta um modelo teórico multidimensional sobre o ambiente de aprendizagem em organizações de software a fim de facilitar a compreensão do tema e gerar reflexões para futuras pesquisas.

Palavras-chave: treinamento, organização de software

Referências

Abbad, G., & Borges-Andrade, J. E. (2004). Aprendizagem humana em organizações de trabalho. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil, 237-275.

Alagarsamy, K., Justus, S., & Iyakutti, K. (2006). A theoretical perspective on knowledge based organizational learning. In 2006 13th Asia Pacific Software Engineering Conference (APSEC'06) (pp. 393-400). IEEE.

Antonacopoulou, E. P. (2006). The relationship between individual and organizational learning: New evidence from managerial learning practices. Management learning, 37(4), 455-473.

Bandura, A. (1986). Social foundations of thought and action: A social cognitive theory. Prentice-Hall, Inc.

Berg, S. A., & Chyung, S. Y. (2008). Factors that influence informal learning in the workplace. Journal of workplace learning, 20(4), 229-244.

Billett, S. (2004). “Learning through work: Workplace participatory practices”. In H. Rainbird, A. Fuller, & A. Munro (Eds.), Workplace learning in context (pp. 109–125). London: Routledge.

Cunningham, J., & Hillier, E. (2013). Informal learning in the workplace: key activities and processes. Education+ Training, 55(1), 37-51.

Faraj, S., & Sambamurthy, V. (2006). Leadership of information systems development projects. IEEE TRANSACTIONS ON ENGINEERING MANAGEMENT EM, 53(2), 238.

Feldmann, R. L. & Althoff, K. D. (2001). On the status of learning software organizations in the year 2001. In International Workshop on Learning Software Organizations (pp. 2- 6). Springer Berlin Heidelberg.

Flach, L., & Antonello, C. S. (2010). A teoria sobre aprendizagem informal e suas implicações nas organizações. GESTÃO. Org-Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, 8(2).

Marsick, V. J., & Watkins, K. E. (2001). Informal and incidental learning. New directions for adult and continuing education, 2001(89), 25-34.

Menolli, A., Reinehr, S., & Malucelli, A. (2013). Organizational learning applied to software engineering: a systematic review. International Journal of Software Engineering and Knowledge Engineering, 23(08), 1153-1175.

Merriam, S. B., & Brockett, R. G. (2007). The profession and practice of adult education: An introduction. John Wiley & Sons.

Reatto, D., & Godoy, A. S. (2015). A Produção sobre Aprendizagem Informal nas Organizações no Brasil: Mapeando o Terreno e Rastreando Possibilidades Futuras. Revista Eletrônica de Administração, 21(1), 57-88.

Sambrook, S. (2006). Developing a model of factors influencing work-related learning: Findings from two research projects. In Work-related learning (pp. 95-125). Springer Netherlands.

Schneider, K. (2009). Experience and knowledge management in software engineering. Springer Science & Business Media.

Senge, P. (1990). The fifth discipline: The art and science of the learning organization. New York: Currency Doubleday.

Seppänen, M., Pajarre, E., & Kuparinen, P. (2015). The effects of performance-monitoring technology on privacy and job autonomy. International Journal of Business Information Systems, 20(2), 139-156.
Publicado
25/10/2016
DIAS JÚNIOR, José Jorge Lima. Uma Reflexão sobre as Dimensões do Ambiente de Aprendizagem em Organizações de Software.  . In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS SOCIAIS, HUMANOS E ECONÔMICOS DE SOFTWARE (WASHES), 1. , 2016, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 61-65. ISSN 2763-874X.