Softwares e Produção Cultural no Brasil.
Resumo
Apresentamos resumidamente o projeto desenvolvido por uma Universidade, em parceria com o Ministério da Cultura. O objetivo é encontrar soluções inovadoras para o desenvolvimento de tecnologias livres pelo poder público que contribuam para a gestão de pol?ticas públicas e para a democratização cultural, incentivando o desenvolvimento e a melhoria dos softwares culturais livres. O projeto articula-se em 4 eixos de atuação: (1) usos e apropriação de software pelos agentes culturais; (2) dinâmicas de funcionamento das comunidades de desenvolvedores de softwares livres; (3) testes dos principais softwares culturais; e (4) apresentação de um novo modelo de gestão para o incentivo de desenvolvimento integrado de softwares culturais livres.
Referências
Castells, M. (1999). A era da informação: economia, sociedade e cultura. Paz e Terra. Free Software Foundation (2016). O que e ́ o software livre. https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html, acessado em Agosto de 2016. Latour, B. (1994). Jamais Fomos Modernos. Editora 34.
Latour, B. (2001). A esperança de Pandora. Edusc.
Manovich, L. (2013). Software takes command. A&C Black.
Stallman, R. (1995). Why software should be free. In D. G. Johnson & H. Nissenbaum (Eds.), Computers, ethics & social values, pages 190–200. Prentice Hall.
Stallman, R. (2016). Software livre e ́ ainda mais importante agora. https://www. gnu.org/philosophy/free-software-even-more-important.html acessado em Agosto de 2016.