Softwares e Produção Cultural no Brasil.

  • Jerônimo Pellegrini UFABC
  • Sérgio Amadeu da Silveira UFABC
  • Claudio Penteado UFABC
  • Daniel P. Astone UFABC
  • Murilo B. Machado UFABC
  • Paulo R. de Sousa UFABC
  • Rodolfo S. Avelino UFABC

Resumo


Apresentamos resumidamente o projeto desenvolvido por uma Universidade, em parceria com o Ministério da Cultura. O objetivo é encontrar soluções inovadoras para o desenvolvimento de tecnologias livres pelo poder público que contribuam para a gestão de pol?ticas públicas e para a democratização cultural, incentivando o desenvolvimento e a melhoria dos softwares culturais livres. O projeto articula-se em 4 eixos de atuação: (1) usos e apropriação de software pelos agentes culturais; (2) dinâmicas de funcionamento das comunidades de desenvolvedores de softwares livres; (3) testes dos principais softwares culturais; e (4) apresentação de um novo modelo de gestão para o incentivo de desenvolvimento integrado de softwares culturais livres.

Palavras-chave: software livre, políticas públicas, produção cultural, Brasil

Referências

Benkler, Y. (2011). Network theory— networks of power. Journal of Communication, 5(39).

Castells, M. (1999). A era da informação: economia, sociedade e cultura. Paz e Terra. Free Software Foundation (2016). O que e ́ o software livre. https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html, acessado em Agosto de 2016. Latour, B. (1994). Jamais Fomos Modernos. Editora 34.

Latour, B. (2001). A esperança de Pandora. Edusc.

Manovich, L. (2013). Software takes command. A&C Black.

Stallman, R. (1995). Why software should be free. In D. G. Johnson & H. Nissenbaum (Eds.), Computers, ethics & social values, pages 190–200. Prentice Hall.

Stallman, R. (2016). Software livre e ́ ainda mais importante agora. https://www. gnu.org/philosophy/free-software-even-more-important.html acessado em Agosto de 2016.
Publicado
25/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
PELLEGRINI, Jerônimo ; DA SILVEIRA, Sérgio Amadeu; PENTEADO, Claudio; ASTONE, Daniel P.; MACHADO, Murilo B.; DE SOUSA, Paulo R.; AVELINO, Rodolfo S..  Softwares e Produção Cultural no Brasil.. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS SOCIAIS, HUMANOS E ECONÔMICOS DE SOFTWARE (WASHES), 1. , 2016, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 86-90. ISSN 2763-874X.