Estratégia de Produto de Software a partir da perspectiva da Gestão do Conhecimento: um Mapeamento Sistemático

  • Ana Santos UFRPE
  • Ricardo Souza UFRPE

Resumo

A Estratégia do Produto de Software se preocupa com as restrições e perspectivas internas (do negócio) e externas (do mercado) à organização que devem ser consideradas no planejamento de um produto de software. Já a Gestão do Conhecimento pode ser usada na concepção de um produto de software através da socialização no qual o conhecimento tácito dos diferentes stakeholders (parceiros, clientes, patrocinadores, etc.) é acumulado e compartilhado para, então, este conhecimento ser articulado em um conceito de produto por meio da externalização. Este trabalho apresenta um panorama sobre estratégias de desenvolvimento de produtos de software apoiadas por mecanismos de gestão do conhecimento, resultante de um mapeamento sistemático da literatura.

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Publicado
2019-07-04
Como Citar
SANTOS, Ana; SOUZA, Ricardo . Estratégia de Produto de Software a partir da perspectiva da Gestão do Conhecimento: um Mapeamento Sistemático. Anais do Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES), [S.l.], p. 41-50, jul. 2019. ISSN 2763-874X. Disponível em: <https://sol.sbc.org.br/index.php/washes/article/view/6408>. Acesso em: 18 maio 2024. doi: https://doi.org/10.5753/washes.2019.6408.