Creating Digital Learning Resources as WEB services
Resumo
Este meta-artigo descreve a abordagem contextual ao ensino virtual e dá ênfase especial à utilização de RED (Recursos Educacionais Digitais), e às dificuldades inerentes à sua implementação em plataformas, desde a sua criação, necessidade de interoperabilidade, pesquisa e validação das mesmas. É proposta a possibilidade de usufruto de serviços web, na concepção de um método que permita a co-criação de VLO (Objetos Virtuais de Aprendizagem), cumprindo alguns objetivos de trabalho e desenvolvendo um processo de validação experimental para medir o cumprimento dos objetivos propostos.
Referências
Monsalve, P, A, Aponte; N. (2011). MEDEOVAS -Methodology for the Development of Virtual Learning Objects. Retrieved from http://docshare02.docshare.tips/files/26885/268859589.pdf
Milano, E., Vieira, F., De Moraes, M., & Rossato, J. (2016). Evaluation of Virtual Objects: Contributions for the Learning Process. International Review of Research in Open and Distributed Learning, 17 (6).
Alonso G., Casati F., Kuno H., Machiraju V. (2004) Web Services. In: Web Services. Data-Centric Systems and Applications. Springer, Berlin, Heidelberg.
Fragoso, OG, Santaolaya, R., Rojas, JC, Muñoz, J., & Valenzuela, BD (2013). Web Services for Electronic Learning. Research in Computing Science, 64 (Advances in Information Technology).
Hevner, AR, March, ST, and Park, J. "Design Research in Information Systems Research", Mis Quarterly (28: 1) 2004, pp 75-105.
Hartonas, C., & Gana, E. (2008). Learning Objects and Learning Services in the Semantic Web. In 2008 Eighth IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies (pp. 584–586). IEEE.http://doi.org/10.1109/ICALT.2008.56.
Sánchez M, II (2015). State of the art of the methodologies and models of Virtual Learning Objects (OVAS) in Colombia. Revista Surroundings, 2 (28), 93–107. Retrieved from http://journalusco.edu.co/index.php/magazine/article/view/472/1265.