Jogos como Ferramenta no Processo de Educação Ambiental: um experimento utilizando RPG e DSC

  • Míriam Blank Born UFPEL
  • Fernanda P. Mota UFPEL
  • Marilton Sanchotene de Aguiar UFPEL
  • Diana F. Adamatti FURG

Resumo


O presente estudo apresenta uma análise das estratégias utilizadas por jogadores de Jogos de Papéis (do inglês, Role-Playing Game – RPG) aplicado ao contexto de recursos hídricos. O RPG busca auxiliar no processo de compreensão de um determinado tema e permite a observação das estratégias a partir da perspectiva de um jogador, devido a isso, o indivíduo pode elaborar estratégias que considera relevantes no jogo. Assim, a principal contribuição deste artigo é um estudo empírico e qualitativo sobre a motivação dos indivíduos e como eles elaboraram suas estratégias. Os resultados apresentam a análise dos hábitos dos jogadores do RPG por meio de uma entrevista semi-estruturada, a qual resultou em um conjunto de discursos, baseados na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC).

Palavras-chave: DSC, RPG, Discurso do Sujeito Coletivo e Educação Ambiental

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Publicado
31/07/2022
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BORN, Míriam Blank; MOTA, Fernanda P.; AGUIAR, Marilton Sanchotene de; ADAMATTI, Diana F.. Jogos como Ferramenta no Processo de Educação Ambiental: um experimento utilizando RPG e DSC. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO APLICADA À GESTÃO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS (WCAMA), 13. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 91-100. ISSN 2595-6124. DOI: https://doi.org/10.5753/wcama.2022.222411.