Otimização da Alocação de Recursos Financeiros no Plano ABC+ para Mitigação de GEE na Agropecuária Brasileira
Resumo
As mudanças climáticas são um desafio para a agricultura, setor responsável por grande parte das emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa). No Brasil, o Plano ABC (agora chamado de ABC+) procura promover práticas agrícolas sustentáveis. Este artigo utiliza métodos computacionais de otimização multiobjetivo para maximizar a eficiência dessa política, analisando alocações de recursos com base em emissões de CO2 equivalente (emissões de CO2e), população rural e área financiada. Os resultados destacam estratégias otimizadas que equilibram objetivos ambientais e sociais, alinhando o plano ao Acordo de Paris e ao mercado de carbono. O estudo também identifica desafios metodológicos e reforça o papel do Brasil no combate às mudanças climáticas.
Referências
Gov, A. (2024). Cop29: como Brasil calculou sua nova meta de redução de gases de efeito estufa. Disponível em [link]. Acesso em 12 de dezembro de 2024.
M. Gilli, P. W. (2008). A review of heuristic optimization methods in econometrics. Swiss Finance Institute Research Paper, 08-12:1–47.
MAPA (2023). Plano ABC: Dez anos de sucesso e uma nova forma sustentável de produção agropecuária. Ministério da Agricultura e Pecuária. Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo.
Soares, T. C. and Cunha, D. A. d. (2019). Emissões de gases de efeito estufa e eficiência ambiental no brasil. Nova Economia.
Souza, M. C. O. and Corazza, R. I. (2017). Do Protocolo Kyoto ao Acordo de Paris: uma análise das mudanças no regime climático global a partir do estudo da evolução de perfis de emissões de gases de efeito estufa.
Verma, S., Pant, M., and Snasel, V. (2021). A comprehensive review on NSGA-II for multi-objective combinatorial optimization problems. IEEE Access, 9:57757–57791.
