Uso de Business Intelligence na Gestão de Recursos Hídricos: o caso da Fiscalização do Uso da Água

  • Damião Almeida UFCG
  • André Alves IFPB
  • Cláudio Baptista UFCG
  • Hugo Figueirêdo IFPB
  • Pedro Freire Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba
  • Diego Silva Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba

Resumo


Sistemas de apoio à decisão, quando concebidos e implantados de forma correta, acarretam em um impacto positivo no processo de apoio à decisão, em particular na gestão de recursos hídricos. A tecnologia de Business Intelligence-BI permite a adoção de um processo gerencial no qual, dados dos sistemas operacionais são extraídos, transformados e carregados no Datawarehouse, criam-se cubos de dados para realização das análises e frontends para realização da análise em forma de gráficos, mapas, tabelas e painéis. Este artigo utiliza-se desta importante tecnologia de BI, para implantar um processo decisório para a fiscalização do uso da água. O sistema de apoio decisão que implementa tal processo é inovador e habilita uma gestão mais eficaz e facilitada dos recursos hídricos

Referências

Baltar, A.M. (2001) "Sistema de Apoio à Decisão para Avaliação Econômica da Alocação de Recursos Hídricos: Aplicação à Bacia da Barragem do Rio Descoberto". Dissertação de Mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos, UNB.

Collischonn, B. (2014) "Sistema de Apoio à Decisão para Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos". Tese de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Marques, C.M., Guilherme, I.R., Foster, E.G., Assis, E.R.N., Meaulo, F.J. (2009) "Sistema de apoio à análise da vulnerabilidade natural à poluição do recurso hídrico subterrânea". WCAMA 2009.

Meier, M. A., Costa, F. S., Basso, L. A. (2015) “A Participação Social Na Gestão Dos Recursos Hídricos: Um Paralelo Entre Brasil E Portugal”, In: 12º SILUSBA, Brasília.

Oliveira, C.U.R., Zeilhofer, P. (2017) "Sistema de Suporte à Decisão baseado em Lógica Fuzzy para Outorga de Recursos Hídricos Superficiais". In: WCAMA 2017.

Peixinho, F. C., Mello, F.L. (2012) "Business Intelligence - BI Aplicado à Gestão das Águas Subterrâneas". XVII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas.

Pereira, G. S., Cavalcanti, B. S. (2016), "Siga: O Novo Sistema De Suporte À Decisão Para Gestão Dos Recursos Hídricos", p. 449-456. In: Anais do XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental.

Vaisman, A, Zimányi, E., DW Systems Design and Implementation, Springer, 2014.
Publicado
04/07/2019
Como Citar

Selecione um Formato
ALMEIDA, Damião ; ALVES, André ; BAPTISTA, Cláudio ; FIGUEIRÊDO, Hugo ; FREIRE, Pedro ; SILVA, Diego . Uso de Business Intelligence na Gestão de Recursos Hídricos: o caso da Fiscalização do Uso da Água. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO APLICADA À GESTÃO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS (WCAMA), 10. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 11-20. ISSN 2595-6124. DOI: https://doi.org/10.5753/wcama.2019.6415.