Aplicação da Internet das Coisas para Desenvolvimento de Ferramenta de Apoio no Monitoramento Sistemático da Umidade do Solo

  • Luiz Santos UFT
  • Daiene Corado UFT
  • Humberto Araújo UFT

Resumo


Identificar a umidade do solo é um fator determinante para propiciar condições satisfatórias ao desenvolvimento de qualquer sistema vegetativo cultivado. Um sistema automatizado de controle de irrigação, com base no potencial de água no solo, é uma ferramenta que pode otimizar a utilização racional de recursos hı́dricos. Este artigo visa apresentar um protótipo baseado em Internet das Coisas (IoT) para o desenvolvimento de uma ferramenta de apoio às pesquisas em monitoramento sistemático de umidade do solo da casa de vegetação do Núcleo de Estudos Ambientais (NEAMB), vinculado ao curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Porto Nacional. O desenvolvimento do protótipo visa, além de oferecer uma automatização de baixo custo para o processo de irrigação, sobretudo, entregar uma base de dados com informações contı́nuas das caracterı́sticas do solo. Foram utilizados neste trabalho um microcontrolador ESP8266, juntamente com sensores e atuadores que permitam fazer tanto o controle do sistema de irrigação quanto o monitoramento em tempo real das caracterı́sticas de umidade do solo. O uso desta ferramenta amplia os horizontes das pesquisas desenvolvidas na casa de vegetação, uma vez que os pesquisadores da área podem alcançar uma maior compreensão dos impactos das alterações de umidade do solo no desenvolvimento dos sistemas vegetativos pesquisados.
Palavras-chave: Internet das coisas, Irrigação, Umidade do solo

Referências

de Oliveira, S. (2017). Internet das coisas com ESP8266, Ardu´ıno e Raspberry Pi. Nova- tec Editora.

dos Santos, S. and Pereira, G. M. (2010). Comportamento da alfalce tipo americana sob diferentes tensoes da agua no solo, em ambiente protegido. Disertacao (Maestrado em Irrigacao e Drenagem), Universidades Federal de Lavras, Brasil.

Junior, J. B. C., Pereira, A., Stone, L., Alu´ısio, J., Moreira, A., and Klar, A. E. (2009). Efeito de metodos de determinacao de parametros para o controle da irrigacao na eficencia do uso da agua do feijoeiro, sob tres diferentes laminas de agua no solo effects of parameter determination methods for common bean irrigation control. IRRIGA- UNESP.

Menezes, J. d., Santos, T., Montenegro, A., and Silva, J. (2013). Comportamento temporal da umidade do solo sob caatinga e solo descoberto na bacia experimental do jatoba, pernambuco. Water Resources and Irrigation Management, 2(1):45–51.

Morgan, J. (2014 (accessed December 3, 2018)). A Simple Explanation of‘The Internet ofThings.

Santos, B. P., Silva, L., Celes, C., Borges, J. B., Neto, B. S. P., Vieira, M. A. M., Vieira, L. F. M., Goussevskaia, O. N., and Loureiro, A. (2016). Internet das coisas: da teoria a pratica. Minicursos SBRC-Simp´osio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuıdos.

Souza, C. F., Matsura, E. E., et al. (2002). Avaliac¸ ˜ao de sondas de tdr multi-haste segmen- tadas para estimativa da umidade do solo. Revista Brasileira de Engenharia Agricola e Ambiental.
Publicado
04/07/2019
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Luiz ; CORADO, Daiene ; ARAÚJO, Humberto . Aplicação da Internet das Coisas para Desenvolvimento de Ferramenta de Apoio no Monitoramento Sistemático da Umidade do Solo. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO APLICADA À GESTÃO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS (WCAMA), 10. , 2019, Belém. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 117-124. ISSN 2595-6124. DOI: https://doi.org/10.5753/wcama.2019.6426.