Desenvolvimento de um Chatbot para Compartilhamento e Disseminação de Informações do Tempo

  • Ana Santos UFRPE
  • Jen Liu UFRPE
  • Tamires Silva UFRPE
  • Ricardo Souza UFRPE

Resumo


As condições climáticas causam grande impacto na vida das pessoas. As organizações públicas responsáveis pelo monitoramento e divulgação das informações do tempo e clima geralmente utilizam uma linguagem técnica que pode se tornar confusa e levar a um mal entendimento por parte de usuários não especializados. Este trabalho procura mitigar este problema a partir da aplicação de uma abordagem de gestão do conhecimento, denominada Ciclo KM, para desenvolvimento de uma solução que visa melhorar a comunicação e disseminação de informações do tempo para pessoas comuns. O resultado foi o desenvolvimento de um protótipo de chatbot integrável a diferentes canais de comunicação, como Web Site e rede social.
Palavras-chave: Chatbot, Gestão do Conhecimento, Informações do Tempo

Referências

Aquino, C. D., Freitas A. K., Santos, M. G., Souza, R. A., Teixeira, M. and Álvaro, R. (2018). Gestão da informação e do conhecimento: uma proposta de solução KM para campi avançados.

Cardoso, J. V. M., Yamaguchi, C. K. and Vieira, A. C. P. (2016). Mapa mental como ferramenta para potencializar o conhecimento numa cooperativa no sul de Santa Catarina. II Workshop de Administração: Virtualização e Gestão os Desafios das Empresas na Virtualização dos Negócios.

Dalkir, K. and Liebowitz, J.(2011). Knowledge Management in Theory and Practice (2). Cambridge, US: The MIT Press.

Dalkir, K. (2005). Knowledge Management in Theory and Practice. Burlington: Elsevier

Davenport, T. and Marchand, D. (2004). A GC é apenas uma boa gestão da informação?. dominando a gestão da informação. pages 189–194.

Dávila, G. A., Fraga, B. D., Diana, J.B. and Spanhol, F.J. (2014). O Ciclo de Gestão do Conhecimento na prática: um estudo nos núcleos empresariais catarinenses. International Journal of Knowledge Engineering and Management, 3 (7), 43-46.

Globalbot. Chatbots: Entenda de vez como funcionam e como implementar. Disponível em: Acesso em: 04 de Dezembro de 2018.

Lave, J., and Wenger, E. (1991). Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge university press.

Panahi, S., Watson, J., and Partridge, H. (2016). Information encountering on social media and tacit knowledge sharing. Journal of Information Science, 42 (4), 539-550.

Pereira, C. M., Ribeiro, M. L., Siqueira, E. S., and Urbina, L. M. S. (2015). Gestão do conhecimento em uma instituição de pesquisas espaciais: base nos modelos esa e nasa. pages 1–25. Anais do V Congresso Internacional do Conhecimento e Inovação. Florianópolis: UFSC.
Publicado
04/07/2019
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Ana ; LIU, Jen ; SILVA, Tamires ; SOUZA, Ricardo . Desenvolvimento de um Chatbot para Compartilhamento e Disseminação de Informações do Tempo. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO APLICADA À GESTÃO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS (WCAMA), 10. , 2019, Belém. Anais do X Workshop de Computação Aplicada a Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, july 2019 . p. 125-134. ISSN 2595-6124.