SISM: Software e Medidor Inteligente para Acompanhamento do Consumo Residencial de Energia Elétrica

  • Rafael Cavalheiro UFPA
  • Filipe Saraiva UFPA

Resumo


Este artigo apresenta um sistema web integrado a um protótipo de medidor de energia elétrica para o monitoramento do consumo em eletrodomésticos. Os dados de medição são auferidos e enviados via rede de comunicação para o sistema, que apresenta ao usuário informações em tempo real sobre consumo e tarifação, auxiliando-o na tomada de decisão sobre o uso de energia elétrica em sua residência. Assim, essa ferramenta pretende assistir o usuário para o uso consciente e sustentável de energia elétrica.
Palavras-chave: Smart Grid, Smart Meter, Consumo de Energia, Sustentabilidade, Sistemas de Informação

Referências

Campos, I. R. and Saraiva, F. (2018). Proposta de modelo de autorrecuperacao de sistemas de distribuicao de energia el´etrica utilizando sistemas multiagente. Workshop de Sistemas de Agentes, seus Ambientes e aplicacoes - WESAAC, pages 244–249.

McRoberts, M. (2015). Arduino Basico. Novatec.

Pinheiro, D. K. and Kohlrausch, F. (2011). Educacao ambiental: Uso consciente da energia eletrica e aplicacao de alternativas para diminuicao de consumo. Revista Eletronica em Gestao, Educacao e Tecnologia Ambiental, 4(4):387–397.

Pipattanasomporn, M., Kuzlu, M., and Rahman, S. (2012). An algorithm for intelligent home energy management and demand response analysis. IEEE Transactions on Smart Grid, 3(4):2166–2173.

Schettino, S. (2014). Smart Grid: tendencias de sua implantacao no Brasil. Appris.

Zheng, J. et al. (2013). Smart meters in smart grid: An overview. IEEE Green Technolo- gies Conference, pages 57–64.
Publicado
04/07/2019
Como Citar

Selecione um Formato
CAVALHEIRO, Rafael ; SARAIVA, Filipe . SISM: Software e Medidor Inteligente para Acompanhamento do Consumo Residencial de Energia Elétrica. In: WORKSHOP DE COMPUTAÇÃO APLICADA À GESTÃO DO MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS (WCAMA), 10. , 2019, Belém. Anais do X Workshop de Computação Aplicada a Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, july 2019 . p. 164-167. ISSN 2595-6124.