Intervenções e aprendizagens: presenças social, cognitiva e de ensino na educação a distância

  • Luciane Magalhães Corte Real UFRGS
  • Mariangela Kraemer Lenz Ziede UFRGS

Resumo


A avaliação na educação a distância dentro de cursos com propostas pedagógicas com metodologias ativas é um desafio, pois a presença de professores e/ou tutores se fazem necessárias. O presente artigo é um estudo de caso, de uma atividade em um Curso de Extensão de formação de tutores e supervisores de tutoria na modalidade a distância. A presença dos tutores foi refletida a partir da comunidade de inquirição de Garrison (2000) com as presenças sociais, cognitivas e de ensino. Pode-se observar nos resultados as possíveis aprendizagens a partir das diferentes presenças dos tutores no ambiente a distância Moodle.

Referências

Freire, P. Extensão ou comunicação? Paz e Terra: Rio de Janeiro, 1992.

Garrison, R.; Anderson, T.; Archer, W. Critical Inquiry in a text-based environment: Computer conferencing in higher education. Internet and Higher Education, 11(2), 2000. p 1-14.

Garrison, R.; Anderson, T. eLearning in the 21st Century: A Framework for Research and Practice. London & New York: RoutledgeFalmer, 2003. Longhi; Behar; Bercht.

MORAN, J. M. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação. In: Bacich, Lilian; Tanzi Neto, A.; Trevisan, F. de M. (Orgs) Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

Moran, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofélia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015b.

Real, L. C.; Sirangelo, L.; Fernandes, V. Práticas pedagógicas na educação a distância (EAD): presenças sociais nos fóruns de discussão [recurso eletrônico]. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD (17.: 2020: Goiânia, GO). Anais do XVII (ESUD) 2020: Anais do VI (CIESUD) 2020: Docência online: cenários e desafios da educação em rede [recurso eletrônico, Goiânia: Cegraf UFG, 2020. 12 f. [link]. Acesso em 02 mar. 2023.

Real, L. C.; Machado, R. Pensando e avaliando propostas interativas a distância no Ensino Superior. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, [S.l.], p. 233, jan. 2014. ISSN 2316-8889. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 ago. 2020. Doi: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2014.233.

Real, l. M. C.; Michailoff, F.; Machado, R. F.; Maciel, A. Avaliação de proposta pedagógica em ambiente virtual: interação e autonomia dos alunos. In: SIED 2016. Encontro de Pesquisadores de Educação a Distância, 2016a, São Carlos/SP.

Real, l. M. C.; Carvalho, C. Portfólios de aprendizagem: um estudo a partir da presença de estudantes e tutor na educação a distância. In: Anais do CIET:EnPET ESUD:CIESUD 2022 - Educação Híbrida: resiliência, equidade e sustentabilidade. Disponível em: [link]. Acesso em: 30 ago. 2023.

Yin. R.K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Publicado
06/11/2023
REAL, Luciane Magalhães Corte; ZIEDE, Mariangela Kraemer Lenz. Intervenções e aprendizagens: presenças social, cognitiva e de ensino na educação a distância. In: WORKSHOP DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO HÍBRIDO (WEADEH), 1. , 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 52-59. DOI: https://doi.org/10.5753/weadeh.2023.236235.