Integrando Laboratórios Remotos a Ambientes Virtuais de Aprendizagem por meio do Protocolo LTI
Resumo
Este artigo propõe a utilização do Protocolo de Interoperabilidade de Ferramentas de Aprendizagem (LTI) para incorporar laboratórios remotos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Essa integração amplia as possibilidades de ensino e aprendizagem, especialmente em áreas que exigem experimentação prática. A solução combina o ambiente de gerenciamento de laboratórios remotos (RELLE) com o Moodle, utilizando a metodologia Design Science Research (DSR). O acesso a experimentos práticos on-line oferece uma experiência de aprendizagem mais rica. Como resultado, foi possível disponibilizar um laboratório remoto no Moodle e facilitar a inclusão de novos laboratórios, ajustando a página de configuração.
Palavras-chave:
Moodle, LTI, Laboratórios Remotos
Referências
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Publicado
04/11/2024
Como Citar
PEREIRA, Josiel; SIMÃO, José Pedro Schardosim; MACHADO, Leticia Sophia Rocha; SILVA, Juarez Bento da; DANDOLINI, Gertrudes Aparecida; ALVES, João Bosco da Mota.
Integrando Laboratórios Remotos a Ambientes Virtuais de Aprendizagem por meio do Protocolo LTI. In: WORKSHOP DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO HÍBRIDO (WEADEH), 2. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 1-10.
DOI: https://doi.org/10.5753/weadeh.2024.245562.