Dificuldades no Ensino de Programação a Distância: Uma Análise no Contexto da Pós-Graduação

  • Silvino Marques da Silva Junior Instituto Federal do Piauí http://orcid.org/0000-0001-7610-5157
  • Mara Alves de Vasconcelos Instituto Federal do Piauí
  • Fabio Pinheiro Luz Instituto Federal do Piauí
  • Gildon César de Oliveira Instituto Federal do Piauí

Resumo


Este artigo investiga as dificuldades enfrentadas por alunos de um curso de pós-graduação em Programação para Dispositivos Móveis na modalidade a distância. A abordagem utilizada foi a quali-quantitativa, e o instrumento de coleta de dados o questionário, buscou-se compreender o nível do aprendizado de disciplinas relacionadas à programação. Entre as dificuldades identificadas destaca-se a complexidade dos conceitos, a qualidade do material didático e a carência de suporte especializado. Conclui-se que a integração de novas tecnologias, como a IA generativa, pode contribuir para a melhoria do ensino, desde que haja um planejamento cuidadoso e uma metodologia apropriada.
Palavras-chave: Pós-graduação, Educação a Distância, Programação

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Publicado
04/11/2024
SILVA JUNIOR, Silvino Marques da; VASCONCELOS, Mara Alves de; LUZ, Fabio Pinheiro; OLIVEIRA, Gildon César de. Dificuldades no Ensino de Programação a Distância: Uma Análise no Contexto da Pós-Graduação. In: WORKSHOP DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO HÍBRIDO (WEADEH), 2. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 31-38. DOI: https://doi.org/10.5753/weadeh.2024.245601.