Fórum de Escuta: O Espaço Virtual como Voz das Adolescências
Resumo
Trata-se de uma pesquisa qualitativa na forma de estudo de caso que aborda as emoções que os estudantes identificam pertencerem às suas vivências nas suas adolescências. Para tal fim foi utilizado o filme Divertidamente, em que as emoções são identificadas como “ilhas que caem”, se modificando, e um fórum de discussão no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Os participantes foram estudantes de Cursos de Licenciatura em uma disciplina que aborda a Psicologia da Educação e a Adolescência. A principal emoção que é identificada foi a ilha da família, seguida da ilha da amizade. Os estudantes conseguiram utilizar o fórum para trocar experiências de suas adolescências assim como identificam em irmãos ou amigos mais novos estas transformações.
Palavras-chave:
Adolescência, Emoção, Divertidamente, Psicologia da Educação
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo Lisboa. Portugal: Edições, v. 70, 1977.
CALLIGARIS, Contardo. Folha explica: a adolescência. São Paulo: Publifolha, 2000.
COSTA, Raquel Lima Silva. Neurociência e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 28, p. e280010, 2023. Disponível em: DOI: 10.1590/S1413-24782023280010. Acesso em: 16 de setembro de 2024.
DAMASIO, Antonio R. O erro de Descartes . Random House, 2006.
DAMÁSIO, António. O sentimento de si. O corpo, a emoção e a neurobiologia da consciência, v. 8, 2000.
DA SILVA, José V.; CARLOS, Cristiane M.; BARANAUSKAS, M. Cecília C. Educação Socioenativa: Integrando o Ambiente da Sala de Aula (Social e Físico) com o Digital Usando a Emoção. In: Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 2023. p. 937-947.
DE OLIVEIRA FASSBINDER, Aracele Garcia; BALDAN, Cristiane Fortes Gris. Relato de Uso de Estratégias Ativas e Tecnologias Digitais no Ensino de TICs para Pedagogia EaD. In: Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola. SBC, 2021. p. 86-95.
GERHARDT, Tatiane Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. 1.ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009
MATURANA, Humberto. Uma nova concepção de aprendizagem. Dois pontos, v. 2, n. 15, 1993.
MATURANA, Humberto. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: UFMG, 1999
MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
REAL, Luciane M. C.; SIRANGELO, Luisa, FERNANDES, Vitória. Práticas pedagógicas na educação a distância: presenças sociais nos fóruns de discussão. Anais ESUD 2020 e CIESUD 2020. XVII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - Esud 2020, VI Congresso Internacional de Educação Superior a Distância - Ciesud 2020. Evento online.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5° Ed. Porto Alegre: Bookman, 2015
CALLIGARIS, Contardo. Folha explica: a adolescência. São Paulo: Publifolha, 2000.
COSTA, Raquel Lima Silva. Neurociência e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 28, p. e280010, 2023. Disponível em: DOI: 10.1590/S1413-24782023280010. Acesso em: 16 de setembro de 2024.
DAMASIO, Antonio R. O erro de Descartes . Random House, 2006.
DAMÁSIO, António. O sentimento de si. O corpo, a emoção e a neurobiologia da consciência, v. 8, 2000.
DA SILVA, José V.; CARLOS, Cristiane M.; BARANAUSKAS, M. Cecília C. Educação Socioenativa: Integrando o Ambiente da Sala de Aula (Social e Físico) com o Digital Usando a Emoção. In: Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. SBC, 2023. p. 937-947.
DE OLIVEIRA FASSBINDER, Aracele Garcia; BALDAN, Cristiane Fortes Gris. Relato de Uso de Estratégias Ativas e Tecnologias Digitais no Ensino de TICs para Pedagogia EaD. In: Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola. SBC, 2021. p. 86-95.
GERHARDT, Tatiane Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. 1.ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009
MATURANA, Humberto. Uma nova concepção de aprendizagem. Dois pontos, v. 2, n. 15, 1993.
MATURANA, Humberto. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: UFMG, 1999
MATURANA, Humberto. Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
REAL, Luciane M. C.; SIRANGELO, Luisa, FERNANDES, Vitória. Práticas pedagógicas na educação a distância: presenças sociais nos fóruns de discussão. Anais ESUD 2020 e CIESUD 2020. XVII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - Esud 2020, VI Congresso Internacional de Educação Superior a Distância - Ciesud 2020. Evento online.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5° Ed. Porto Alegre: Bookman, 2015
Publicado
04/11/2024
Como Citar
REAL, Luciane Corte; SANTOS, Iara Cidália Batista dos.
Fórum de Escuta: O Espaço Virtual como Voz das Adolescências. In: WORKSHOP DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO HÍBRIDO (WEADEH), 2. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 60-69.
DOI: https://doi.org/10.5753/weadeh.2024.245623.