Ensino Híbrido como alternativa de estudo: uma experiência na Universidade no decorrer das enchentes em Porto Alegre (RS)
Resumo
Este artigo objetiva analisar como a utilização de metodologias ativas no contexto da Educação a Distância (EaD) e do ensino híbrido contribuiu para o engajamento dos alunos de Cursos de Licenciaturas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no decorrer das enchentes no Rio Grande do Sul. Trata-se de um estudo de caso de duas turmas de disciplinas da Graduação que interagiram de maneira híbrida mediadas por propostas pedagógicas em que colocavam os estudantes em ação com o objeto de conhecimento
Palavras-chave:
Ensino Híbrido, Metodologias ativas, Enchentes no Rio Grande do Sul, Universidade
Referências
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini. Narrativa das Relações Entre Currículo e Cultura Digital em Tempos de Pandemia: uma experiência na pós-graduação. Práxis Educacional. Vitória da Conquista, v.17, n. 45, 2022. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 set. 2024.
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini; Valente, José Armando. Currículo e Contextos de Aprendizagem: integração entre o formal e o não-formal por meio de tecnologias digitais. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 12, n. 2, p. 1-27, 2014. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 set. 2024.
Conselho de Educação: Disponível em: [link] em 09 set.2024
Mattar, João. Metodologias ativas: para a educação presencial, blended e a distância. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017. MORAN, José; BACICH, Lilian (Org). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso 2018
MEC: Disponível em [link] Acesso em 09 set, 2024
MEC. Educação hibrida disponível em: [link] Acesso em 09.set.2024
Moran, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Souza, C. A.; Morales, O. E. T. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: [link] Acesso em: 10 set. 2024.
Real, L. M. C; Ziede, M. K. L. Intervenções e aprendizagens: presenças social, cognitiva e de ensino na educação a distância. Anais do Workshop de Educação a Distância e Ensino Híbrido (WEADEH). 52-59. DOI: 10.5753/weadeh.2023.236235. 2023.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4° Ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. Yin, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Souza, Raimundo; Leonardo Zenha, Priscilla Bellard Mendes de Souza; Organizadores. Ensino remoto na pandemia do coronavírus: relatos, experiências e desafios na educação superior – in Capítulo 6 - Estratégias de apoio à docência no contexto do ensino remoto emergencial: uma experiência na FACED/UFRGS, Lopes, Daniel de Queiroz; Ziede, Mariangela Kraemer Lenz ; Menezes, Crediné da Silva de; Aragon, Rosane . Curitiba: CRV, 2021.214 p.
Valente, J. A. Prefácio - In: Bacich, L; Tanzi neto, a.; Trevisani, f. M. Org.). Ensino Híbrido – personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
Valente, José Armando; Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de; Geraldini, Alexandra Flogi Serpa. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 52, p. 455-478, 26 jun. 2017.
Valente, J. A. Ensino híbrido mão na massa: aprendizagem com alunos mais ativos. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11340,2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11340. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 set. 2024
Ziede, Mariangela Kraemer Lenz. A (re)construção da docência na educação a distância: um estudo de caso no PEAD. Tese (doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2014. Disponível em [link] Acesso em 10set.2024
Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini; Valente, José Armando. Currículo e Contextos de Aprendizagem: integração entre o formal e o não-formal por meio de tecnologias digitais. Revista e-Curriculum (PUCSP), v. 12, n. 2, p. 1-27, 2014. Disponível em: [link]. Acesso em: 05 set. 2024.
Conselho de Educação: Disponível em: [link] em 09 set.2024
Mattar, João. Metodologias ativas: para a educação presencial, blended e a distância. 1. ed. São Paulo: Artesanato Educacional, 2017. MORAN, José; BACICH, Lilian (Org). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso 2018
MEC: Disponível em [link] Acesso em 09 set, 2024
MEC. Educação hibrida disponível em: [link] Acesso em 09.set.2024
Moran, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Souza, C. A.; Morales, O. E. T. Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: [link] Acesso em: 10 set. 2024.
Real, L. M. C; Ziede, M. K. L. Intervenções e aprendizagens: presenças social, cognitiva e de ensino na educação a distância. Anais do Workshop de Educação a Distância e Ensino Híbrido (WEADEH). 52-59. DOI: 10.5753/weadeh.2023.236235. 2023.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4° Ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. Yin, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.
Souza, Raimundo; Leonardo Zenha, Priscilla Bellard Mendes de Souza; Organizadores. Ensino remoto na pandemia do coronavírus: relatos, experiências e desafios na educação superior – in Capítulo 6 - Estratégias de apoio à docência no contexto do ensino remoto emergencial: uma experiência na FACED/UFRGS, Lopes, Daniel de Queiroz; Ziede, Mariangela Kraemer Lenz ; Menezes, Crediné da Silva de; Aragon, Rosane . Curitiba: CRV, 2021.214 p.
Valente, J. A. Prefácio - In: Bacich, L; Tanzi neto, a.; Trevisani, f. M. Org.). Ensino Híbrido – personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
Valente, José Armando; Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de; Geraldini, Alexandra Flogi Serpa. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 52, p. 455-478, 26 jun. 2017.
Valente, J. A. Ensino híbrido mão na massa: aprendizagem com alunos mais ativos. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11340,2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11340. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 set. 2024
Ziede, Mariangela Kraemer Lenz. A (re)construção da docência na educação a distância: um estudo de caso no PEAD. Tese (doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2014. Disponível em [link] Acesso em 10set.2024
Publicado
04/11/2024
Como Citar
ZIEDE, Mariangela Kraemer Lenz; PICETTI, Jaqueline; REAL, Luciane Magalhães Corte.
Ensino Híbrido como alternativa de estudo: uma experiência na Universidade no decorrer das enchentes em Porto Alegre (RS). In: WORKSHOP DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO HÍBRIDO (WEADEH), 2. , 2024, Rio de Janeiro/RJ.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 79-89.
DOI: https://doi.org/10.5753/weadeh.2024.245644.