Uma escola para o futuro: reflexões na formação de professores

Resumo


Este trabalho trata de uma formação continuada de professores na modalidade a distância, com base no documento referência para elaboração do Plano Nacional de Educação 2024-2034. O objetivo geral buscou avaliar ideias e reflexões de professores cursistas sobre o que pensam da proposta de construir uma escola para o futuro que assegure o acesso à inovação, a tecnologias e à conectividade. Metodologicamente, a pesquisa foi delineada seguindo uma abordagem qualitativa do tipo empírica. Os resultados sintetizam os temas das reflexões realizadas nas atividades interativas pelos cursistas, evidenciando os limites e desafios para construir a escola do futuro na próxima década.

Palavras-chave: Tecnologias, conectividade, formação de professores

Referências

Alarcão, I. (Org.). (1996). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Editora Porto.

Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Brasil. Conae (2022). Documento Referência Inclusão, equidade e inclusão: compromisso com o futuro da educação brasileira. Brasília. Disponível em [link]

Cardoso, M. J. C.; Almeida, G. D. S.; Silveira, T. C. (2021). Formação continuada de professores para uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 29, p. 97–116.

Castells, M. (1999). A sociedade em rede – a era da informação: economia, sociedade e cultura. Volume 1. Tradução: Roneide Venancio Majer e Jussara Simões. São Paulo: Paz e Terra

Fonseca Junior, F. M. (2019). Perspectiva da inovação pedagógica. In: Sarmento, Maristela (coord.). O futuro alcançou a escola? O aluno digital, a BNCC e o uso de metodologias ativas de aprendizagem. São Paulo: Editora do Brasil.

Hartmann, H. J. (2015). Como ser um professor reflexivo em todas as áreas do conhecimento. Tradução: Alexandre Salvaterra. Porto Alegre, AMGH.

Kurtz, F. D; Silva, D. R; Padoin, E. L; Possani, T. N; Gundel, B; Brandão, R. P. (2023). Discutindo a inovação na educação: uma pesquisa-ação participante na formação continuada de professores sobre Tecnologias de Informação e Comunicação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE).

Lüdke, M; André, M. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.

Michels, A. B; Danilevicz, Â. M. F; Mesquita, D. I. A; Aragón, R. (2023). Reflexões acerca do processo de inovar docente: uso de recursos tecnológicos abertos na construção colaborativa. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE).

Moran, J. (2019a). Tecnologias digitais para uma aprendizagem ativa e inovadora. In: [link].

Moran, J. (2019b). O papel das metodologias ativas na transformação da escola. In: Sarmento, Maristela (coord.). O futuro alcançou a escola? O aluno digital, a BNCC e o uso de metodologias ativas de aprendizagem. São Paulo: Editora do Brasil.

Nóvoa, A. (2001). O professor pesquisador e reflexivo. Entrevista concedida ao programa Salto para o Futuro em 13 de julho de 2001. Rio de Janeiro, TV Escola (MEC). Documento impresso.

Piangers, M; Borba, G. (2019). A escola do futuro: o que querem (e precisam) alunos, pais e professores. Porto Alegre: Penso.

Turchielo, L. B. (2017). A formação de professores reflexivos no curso de Pedagogia a distância da UFRGS: um estudo de caso. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre
Publicado
04/11/2024
TURCHIELO, Luciana Boff. Uma escola para o futuro: reflexões na formação de professores. In: WORKSHOP DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E ENSINO HÍBRIDO (WEADEH), 2. , 2024, Rio de Janeiro/RJ. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 90-99. DOI: https://doi.org/10.5753/weadeh.2024.245897.