Interação com conteúdo complementar por meio de múltiplos dispositivos para apoio à apreciação de programas televisivos
Resumo
Para muitas pessoas a televisão ainda é a principal forma de entretenimento. No entanto, devido à forma como alguns programas televisivos são elaborados, em particular filmes, e por falta de conhecimento prévio ou dificuldades cognitivas, parte dos telespectadores não consegue desfrutar o bastante da programação ou ser crítica a ela para ter satisfação na audiência. Com o advento de uma nova TV, digital e interativa, é possível enriquecer mídias televisivas com conteúdo multimídia complementar, aumentando a satisfação dos telespectadores ao assistir programas televisivos. Contudo, considerando a audiência coletiva, a oferta de conteúdo complementar na TV pode ser intrusiva. Ao combinar a oferta de conteúdo complementar com o uso de múltiplos dispositivos para interação, é possível promover apoio personalizado e de forma não intrusiva, mantendo assim, a individualidade de cada telespectador. Essa combinação é avaliada no presente artigo, por meio de um estudo de caso realizado com um grupo de telespectadores que assistiram a um vídeo enriquecido com conteúdo complementar e interagiram utilizando o controle remoto e/ou o telefone celular.
Publicado
03/10/2011
Como Citar
RODRIGUES, Kamila R.H.; PEREIRA, Suetônio S.; QUINELATO, Luiz G. G.; MELO, Erick L.; NERIS, Vania P. A.; TEIXEIRA, Cesar A.C..
Interação com conteúdo complementar por meio de múltiplos dispositivos para apoio à apreciação de programas televisivos. In: BRAZILIAN SYMPOSIUM ON MULTIMEDIA AND THE WEB (WEBMEDIA), 17. , 2011, Florianópolis.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2011
.
p. 18-25.