Autoria Imersiva em Realidade Virtual para Aplicações Mulsemídia Interativas
Resumo
Existem diversas propostas na literatura para a criação de aplicativos multimídia com conteúdo 2D. Entretanto, essas propostas não fornecem soluções adequadas para conteúdo imersivo tridimensional. Além disso, há pouco consenso sobre a metodologia de autoria de mídia 360 graus, que inclui efeitos sensoriais sincronizados com os objetos de mídia. Quando se necessita produzir conteúdo imersivo e interativo com suporte a efeitos sensoriais, geralmente são necessárias soluções individuais criadas para cada caso, utilizando várias ferramentas diferentes. Para preencher essa lacuna, esta tese propôs realizar a autoria de forma imersiva em um ambiente de Realidade Virtual (RV) para a construção de aplicações multimídia interativas. A proposta é implementada no sistema AMUSEVR, um ambiente de realidade virtual para autoria de aplicativos multimídia 360 graus. O sistema proposto permite compor várias cenas 360 graus interativas com mídias sensoriais, organizando objetos diretamente em um espaço 3D. Além disso, o AMUSEVR permite que os usuários verifiquem o comportamento espaço-temporal da aplicação por meio de seu modo de pré-visualização, usando a tecnologia VR em todas as fases do projeto. Para avaliar a proposta, foram realizados três experimentos de autoria com a ferramenta proposta utilizando a metodologia GQM por meio da aplicação dos questionários SUS, UEQ e framework CDN e com resultados analisados pelo método estatístico Mann-Whitney. Os experimentos foram realizados com 10, 20 e 42 participantes, obtendo resultados positivos.
Palavras-chave:
Autoria 360 graus, Cenários interativos, Realidade Virtual, Mulsemídia, AMUSEVR
Referências
Flávio Miranda de Farias, Douglas Paulo De Mattos, and Débora C. Muchaluat-Saade. 2021. AMUSEVR: A Virtual Reality Authoring Environment for Immersive Mulsemedia Applications. In Proceedings of the 1st Workshop on Multisensory Experiences (SensoryX 2021). DOI: 10.5753/sensoryx.2021.15687
Flávio Miranda de Farias, Douglas Paulo De Mattos, Gheorghita Ghinea, and Débora Christina Muchaluat-Saade. 2022. Immersive Authoring of 360 Degree Interactive Applications. IEEE Access 10 (2022), 115205–115221. DOI: 10.1109/ACCESS.2022.3217799
Flávio Miranda de Farias, Eyre Montevecchi, José Bokehi, Rosimere Santana, and Débora Muchaluat-Saade. 2020. Memo-VR: Exercício Cognitivo para Idosos Utilizando Realidade Virtual e Interface com as Mãos. In Anais do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS). 434–439. DOI: 10.5753/sbcas.2020.11536
Flávio Miranda de Farias, Rosimere F Santana, Eyre Montevecchi, José Raphael Bokehi, and Débora Muchaluat-Saade. 2022. An Immersive Memory Game as a Cognitive Exercise for Elderly Users. Proceedings of the Life Improvement in Quality by Ubiquitous Experiences Workshop (LIQUE) (6 2022), 17–21. DOI: 10.5753/LIQUE.2022.19997
Flávio Miranda de Farias, Douglas Paulo De Mattos, Gheorghita Ghinea, and Débora Christina Muchaluat-Saade. 2022. Immersive Authoring of 360 Degree Interactive Applications. IEEE Access 10 (2022), 115205–115221. DOI: 10.1109/ACCESS.2022.3217799
Flávio Miranda de Farias, Eyre Montevecchi, José Bokehi, Rosimere Santana, and Débora Muchaluat-Saade. 2020. Memo-VR: Exercício Cognitivo para Idosos Utilizando Realidade Virtual e Interface com as Mãos. In Anais do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS). 434–439. DOI: 10.5753/sbcas.2020.11536
Flávio Miranda de Farias, Rosimere F Santana, Eyre Montevecchi, José Raphael Bokehi, and Débora Muchaluat-Saade. 2022. An Immersive Memory Game as a Cognitive Exercise for Elderly Users. Proceedings of the Life Improvement in Quality by Ubiquitous Experiences Workshop (LIQUE) (6 2022), 17–21. DOI: 10.5753/LIQUE.2022.19997
Publicado
14/10/2024
Como Citar
FARIAS, Flávio Miranda de; MUCHALUAT-SAADE, Débora C..
Autoria Imersiva em Realidade Virtual para Aplicações Mulsemídia Interativas. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS MULTIMÍDIA E WEB (WEBMEDIA), 30. , 2024, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 15-16.
ISSN 2596-1683.
DOI: https://doi.org/10.5753/webmedia_estendido.2024.244419.