Uma Ferramenta de Autoria para o Desenvolvimento de Jogos Pervasivos Baseados em Realidade Aumentada

  • Carleandro O. Nolêto UFC
  • Windson Viana UFC
  • Fernando A.M. Trinta UFC

Resumo


Dispositivos móveis possuem sensores integrados capazes de capturar informações contextuais, como a localização e o perfil de seus usuários, e repassar tais informações a servidores remotos. Sistemas ditos sensíveis ao contexto exploram essas informações contextuais para adaptar suas interfaces e conteúdos, e/ou melhorar o seu desempenho. Os jogos pervasivos são exemplos de sistemas sensíveis ao contexto que utilizam informações capturadas pelos sensores dos dispositivos, como elemento dentro da narrativa do jogo, onde desafios e objetos virtuais podem ser colocados, de acordo com o contexto do jogador, por exemplo, sua posição em uma determinada área do mundo real. Outra evolução tecnológica que permite trazer os jogos virtuais para o espaço físico do usuário é a realidade aumentada (RA). O principal objetivo deste trabalho é propor uma ferramenta de autoria para tais jogos pervasivos, na qual usuários sem conhecimento de programação possam montar seus jogos, de acordo com mecânicas, personagens e elementos pré-estabelecidos na ferramenta, que por sua vez, é responsável por gerar uma versão implantável do jogo para a plataforma Android.
Publicado
18/11/2014
Como Citar

Selecione um Formato
NOLÊTO, Carleandro O.; VIANA, Windson; TRINTA, Fernando A.M.. Uma Ferramenta de Autoria para o Desenvolvimento de Jogos Pervasivos Baseados em Realidade Aumentada. In: WORKSHOP DE TESES E DISSERTAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS MULTIMÍDIA E WEB (WEBMEDIA) , 2014, João Pessoa. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 30-33. ISSN 2596-1683.