Genius na Era da Internet das Coisas: Um jogo utilizando o Sphero e Dispositivos Móveis

  • Tiago Henrique UFPB
  • Silas Yudi UFPB
  • Paulo Alberto Araújo UFPB
  • Diego Ramon UFPB
  • Tatiana Aires Tavares UFPB
  • Kyllder Medeiros UFPB

Resumo


Jogos de memorização sempre foram muito utilizados como forma de distração, gerando um longo período de divertimento e interação social. Além disso, é sabido que tais jogos resultam em um desenvolvimento do raciocínio rápido, melhorando a noção espacial e a memória fotográfica. Entre os muitos jogos de memória existente, um tipo bastante conhecido é o composto com uma gama de cores, que dada uma dificuldade gradual produz uma sequência, onde é esperado que o usuário de alguma forma interaja com o jogo e que este seja capaz de entrar com a sequência de cores correta apresentada anteriormente. O objetivo deste artigo é apresentar uma versão diferente e atualizada do jogo Genius utilizando à plataforma Android e com o diferencial de utilizar um dispositivo tangível uma bola robótica, com comunicação sem fio comercializada com o nome Sphero. As tecnologias utilizadas neste projeto essencialmente são, a plataforma móvel Android, que por sua vez foi escolhida por ser uma plataforma aberta e líder do seu segmento, garantindo um maior potencial de usuários para o jogo. O Sphero que é um robô em forma de bola, pode ser controlado por smartphones e tablets, possui entre outras, diversas características, como sensores, a capacidade de emitir cores e sons, podemos citar ainda sua característica determinante, se comunicar via Bluetooth, possibilitando usá-los como uma ferramenta de interação com o usuário. Procurou-se com o auxílio do Sphero, repaginar a interação do clássico jogo de memória Genius modernizando-o e adequando-o a uma nova dinâmica de interação na ótica da Internet das Coisas.
Publicado
18/11/2014
HENRIQUE, Tiago; YUDI, Silas; ARAÚJO, Paulo Alberto; RAMON, Diego; TAVARES, Tatiana Aires; MEDEIROS, Kyllder. Genius na Era da Internet das Coisas: Um jogo utilizando o Sphero e Dispositivos Móveis. In: WORKSHOP DE TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS MULTIMÍDIA E WEB (WEBMEDIA) , 2014, João Pessoa. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 54-57. ISSN 2596-1683.