Algoritmos de seleção de web services baseada em técnicas de mineração de dados aplicada em arquiteturas orientadas a serviços

  • Lucas Junqueira Adami USP
  • Julio Cezar Estrella USP

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar os resultados oriundos de experimentos nos quais são utilizadas técnicas de mineração de dados, especificamente algoritmos de aprendizado de máquina, para realizar a seleção de serviços em arquiteturas orientadas a serviço. Tais técnicas são componentes de um módulo acoplado a um Broker de uma arquitetura denominada WSARCH. Para a mineração dos dados são considerados informações de acessos de clientes da arquitetura provenientes de um LogServer. O resultado do treinamento no LogServer é usado para classificação de futuras requisições selecionando provedores aptos a atender os diferentes clientes. Esta forma de classificar provedores de serviços pode ser útil em caso de falhas em registros de serviços como o UDDI. A análise dos resultados após as fases de planejamento de experimentos e análise de desempenho mostram a eficiência das técnicas de classificação acopladas à arquitetura.
Publicado
15/10/2012
Como Citar

Selecione um Formato
ADAMI, Lucas Junqueira; ESTRELLA, Julio Cezar. Algoritmos de seleção de web services baseada em técnicas de mineração de dados aplicada em arquiteturas orientadas a serviços. In: WORKSHOP DE TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS MULTIMÍDIA E WEB (WEBMEDIA) , 2012, São Paulo. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2012 . p. 107-110. ISSN 2596-1683.