Avaliação do desempenho do uso de Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados Orientados a Objetos para armazenamento de dados multimídia

  • Bruno Eustáquio P. Marques PUC-Minas
  • Ivre Marjorie R. Machado PUC-Minas
  • Poliana A. C. de Oliveira PUC-Minas

Resumo


Esse artigo apresenta um estudo comparativo entre dois modelos de bancos de dados com intuito de avaliar se os bancos de dados orientados a objetos são uma alternativa viável para substituir os bancos de dados relacionais em aplicações que trabalham com dados multimídia. Para os testes foram escolhidos quatro SGBDs: MySQL, PostgreSQL, Neodatis e Db4o. A medição em um ambiente que simula condições de uso real foi o método adotado para a avaliação de desempenho. Os resultados mostraram que é possível usar um SGBDOO para este tipo de aplicação. Contudo, ainda falta um amadurecimento maior deste modelo para que ele possa atingir o nível do paradigma predominante no mercado, o SGBDR.
Publicado
05/10/2010
Como Citar

Selecione um Formato
MARQUES, Bruno Eustáquio P.; MACHADO, Ivre Marjorie R.; OLIVEIRA, Poliana A. C. de. Avaliação do desempenho do uso de Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados Orientados a Objetos para armazenamento de dados multimídia. In: PÔSTERES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS MULTIMÍDIA E WEB (WEBMEDIA) , 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2010 . p. 59-62. ISSN 2596-1683.